Receita de Sangria de Vinho Branco

Sangria de Vinho Branco - Receita de Sangria de Vinho Branco

Essa receita de Sangria de Vinho Branco, com certeza, foi uma das mais deliciosas e visualmente belas que já provei! Fora que provocou minha paixão, à primeira vista, pela Galeguinha!

Em uma dessas reuniões onde todos se conheceram pela internet e hoje desfrutam de deliciosas amizades, cozinhei eu um nhoque com molho de gorgonzola, damasco, nozes e parmesão e, entre tantas entradas, pratos principais e sobremesas que cada um levou tivemos a saborosa oportunidade de provar essa Sangria de Vinho Branco do querido Arian, que escreve o Guia do Lugarzinho repleto de dicas e descobertas de “lugarzinhos” principalmente fora da cidade de São Paulo. É com você meu caro!

“Sabe… sempre tive um Lugarzinho especial no meu coração para Sangrias.

Além de serem extremamente saborosas, as sangrias costumam garantir um belo visual para os encontros sociais em que são servidas

Acho a Sangria de Vinho branco suave, refrescante e perfeita para acompanhar refeições com aves, peixes e frutos do mar.

Uma curiosidade: O Clericot tem se tornado muito popular nesse tipo de refeição e constantemente é confundido com a Sangria de Vinho Branco. Mas isso é um erro, pois o Clericot recebe em sua receita original 1 dose de conhaque e 1 dose de Cointreau. A única bebida alcoólica da Sangria de Vinho Branco é o próprio vinho.

Arian Alessander1 - Receita de Sangria de Vinho Brancoregistro do momento em que fui apresentado e me apaixonei pela Galeguinha! (todas as fotos do post são de outra querida, a Carla Falcão)

Na inauguração da unidade de Campinas do Pobre Juan, eu tive o prazer de degustar uma deliciosa Sangria de Vinho Branco com Lichias que me inspirou a criar essa receita.

As sangrias costumam receber hortelã ou canela para ressaltar suas características refrescantes. Mas como estou acostumado a fazer harmonizações com sobremesas e o anis sempre rendeu ótimos resultados com as frutas cítricas… resolvi usá-lo na minha receita. Além da harmonização, a estrela marrom gera uma bela composição com o amarelo e o branco das frutas escolhidas.

Outra faceta importante dessa receita é o uso do vinho e dos refrigerantes doces, o que dispensa o uso de açúcar! Para obter esse nível de doçura, escolhi trabalhar com um vinho branco suave colheita tardia. As uvas colhidas maduras geram um vinho bem doce e saboroso.

Mas chega de tralalá… vamos à receita!

Sangria de Vinho Branco com Anis

1 garrafa de vinho branco suave colheita tardia (750 ml)

Uma latinha (330 ml) de refrigerante de laranja. É importante escolher uma marca bem doce.

Uma latinha (330 ml) de refrigerante de limão. Também deve ser uma marca bem doce, eu uso Limonada Galeguinha (meia garrafa)

4 fatias fartas de abacaxi tipo Pérola (mais doce) cortadas em 4 pedaços

2 limões sicilianos em rodelas

250 gr de lichia descascadas (por volta de 10)

10 anis estrelados

Cubos de Gelo

Rendimento: 6 pessoas

Preparo das taças:

Disponhas dentro de cada taça 1/4 de fatia de abacaxi, 1 rodela de limão siciliano, 1 lichia, 1 anis estrelado e dois cubos de gelo.

Corte pequenos triângulos de abacaxi e encaixe na borda de cada taça

Montando a Jarra:

Em uma jarra grande de vidro, disponha todas as frutas e os 4 anis estrelados restantes.

Despeje o vinho, os dois refrigerantes, complete com gelo e mexa bastante.

Sirva as taças bloqueando a boca da jarra com um talher para que nenhum dos sólidos na jarra caia e desmonte a composição do copo.

Alessander Guerra

4 Comentários

  1. Gostei muito da receita e queria fazer mas não sei o que é anis estrelado. E as bebidas (refrigerantes ) e o vinho, uma dica seria mais que bem vinda.

    Obrigada
    Madalena

    • Madalena eu não cito marcas no blog, são sempre as de preferência dos leitores.Quanto ao Anis Estrelado, se você digitar no Google: Anis Estrelado, vai conseguir ver como ele é, vende em mercados na área de temperos.

    • Vinho de colheita tardia – é aquele feito com uvas que foram tiradas mais tarde da videira, quando já tem maior concentração de açúcar – são vinhos doces

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*