Restaurante Estação Marupiara – Campinas

Estação Marupiara2 foto Cuecas na Cozinha 1024x768 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

O restaurante Estação Marupiara da chef Vivi Moraes, que fica no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, é daqueles lugares que merece visita por muitos motivos.

Pra começar o espaço respira história. O casarão do século XIX, o “vermelho” como era conhecido, é tombado pelo patrimônio histórico e vizinho da antiga estação de trem. O lugar era um entreposto comercial da estação Joaquim Egídio  nos tempos áureos do café. Afora o  restaurante Estação Marupiara, o distrito de Joaquim Egídio é memória viva do ciclo cafeeiro do séc XIX, guarda resquícios de uma época rica, onde fazendas produtivas e imponentes casarões, promoviam o crescimento local por meio do comércio do café feito pelo Ramal Férreo Campineiro (1889/1911), em uma locomotiva chamada “cabrita”. Em 1912, a “cabrita” e seus vagões foram substituídos por um bonde rural que ficou em atividade até a década de 50. Já percebeu que além de comer no restaurante, vale uma caminhada pelo lugar, certo?

jegidio9201 site Estações Ferroviárias - Restaurante Estação Marupiara - Campinasolha que legal essa foto que eu achei no site Estações Ferroviárias  – tem a estação e o restaurante na cor clara e cheio de portas, ali ao fundo

Mas, voltemos ao  Estação Marupiara, o restaurante se espalha por vários ambientes deliciosos, onde a natureza insiste em marcar presença. Na decoração rústica e aconchegante, objetos garimpados pela chef, em suas andanças de pesquisa por esse enorme Brasil.

Estação Marupiara1 foto Cuecas na Cozinha 1024x768 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Falando em Brasil, nossos ingredientes são mais que suficientes para comporem um apetitoso cardápio criado pela chef Vivi. O restaurante é especializado em peixes e frutos do mar. Há moquecas de peixe, de camarão e de frutos do mar, frutos do mar na chapa e um capítulo só de camarões: bobó, couscous, com manga, ao molho de laranja e o Camarão Gratinado com Abóbora, que foi a nossa pedida – detalhe: tem camarão mesmo, de verdade, você vê, você mastiga! São Camarões Rosa médios (400g), mergulhados em molho de queijo, sobre purê de abóbora e gratinado com parmesão. Acompanha legumes da estação assados com toque de ervas. Não quero ser fofoqueiro, mas teve gente que estava na minha mesa e lambeu os beiços!

Estação Marupiara Camarão foto Cuecas na Cozinha 768x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

No capítulo dos pescados: Congrio, Linguado, Salmão, Aruanã (peixe do Amazonas), Pintado, Saint Peter, Pirarucu; em criações como essa que eu provei: Aruanã em Crosta de gergelim e castanhas de caju, Risoto de Banana da Terra e Queijo de Coalho, acompanhados com geléia de pimenta. Nas massas o destaque vai para os nhoques de Castanhas e de Banana da Terra.

Estação Marupiara Aruanãcom Risoto foto Cuecas na Cozinha 768x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Para os que preferirem carne, além dos filés , Baião de Dois com carne suína e, pra comer, sem medo de ser feliz, o Forrobodó no Farnel – virado de arroz com feijão, picadinho de filé com pimenta Cambuci e farofa de bacon com banana; devidamente embrulhado em tecido, para relembrar a tradição do farnel do tempo dos bandeirantes.

Estação Marupiara Forrobodo1foto Cuecas na Cozinha 803x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Estação Marupiara Forrobodo foto Cuecas na Cozinha - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

E, como se tudo isso não bastasse, de sobremesa tem Sorvete de Queijo feito na casa com calda quente de Goiaba, mas pode ser também com doce de abóbora e crocante de gengibre. Talvez você prefira um bolinho de banana na xícara com sorvete de paçoca, farofa de pé de moleque e espuma de doce de leite.

Estação Marupiara sobremesa foto Cuecas na Cozinha 1024x863 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Ah, o café é acompanhado com uma colherada de brigadeiro.

Estação Marupiara café foto Cuecas na Cozinha.JPG 768x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Fechou certo?

Só que eu tinha me esquecido de uma coisa, antes disso tudo não se esqueça, quando chegar peça caipirinhas como a de Abacaxi, uva e manjericão ou Banana, rúcula e limão com mel;  acompanhadas do couvert da casa – Antepasto de abobrinhas marinadas no azeite e ervas, patê de gorgonzola, azeitonas pretas temperadas e pão caseiro.

Estação Marupiara Caipirinhas foto Cuecas na Cozinha 768x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

O restaurante Estação Marupiara da chef Vivi Moraes é pra ir pra se demorar. Não tenha pressa, respire, passeie, aproveite. Marupiara é uma palavra Tupi que significa “O que te deixa feliz”.

Obrigado meu amigo Arian por me apresentar essa grata surpresa!

Estação Marupiara Couvert foto Cuecas na Cozinha 768x1024 - Restaurante Estação Marupiara - Campinas

Estação Marupiara

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*