Risoto de Guariroba ou Gueroba

25+Sabores+da+Lica Eliana risoto+de+gueroba+c%C3%B3pia - Risoto de Guariroba ou GuerobaEsse prato da festa de 1 ano de Cuecas na Cozinha (maio/2008) tem um ingrediente característico do Cerrado brasileiro. É um Risoto de Guariroba ou Gueroba, palmito típico da região. A autora da receita é a Eliana do  Sabores da Lica!”Eu tenho o hábito de servir coisas típicas do meu Estado quando recebo uma visita e tal, e nesse tempo fiquei imaginando o que faria para comemorar o aniversário do Cuecas na Cozinha e então decidi fazer o Risoto de Guariroba, a guariroba carinhosamente apelidada no meu estado (Goiás) por “gueroba” é um palmito típico do Cerrado de sabor amargo e bem peculiar, me rendeu um risoto maravilhoso.”
25+Sabores+da+Lica Eliana Gueroba+c%C3%B3pia - Risoto de Guariroba ou Gueroba

Para fazer, reguei uma frigideira grande de fundo grosso com duas colheres de sopa de azeite e deixei fritar levemente meia cebola e dois dentes de alho processados.

Quando os mesmos estavam transparentes juntei duas xícaras de arroz arbóreo e refoguei um pouco e já adicionei 1/2 xícara (chá) de vinho branco.

Fui mexendo até evaporar o mesmo, nesse momento comecei a adicionar aos poucos e sem parar de mexer o caldo de frango quente.

Quando o arroz estava prestes a chegar ao ponto, adicionei uma boa quantidade de guariroba picadinha e fui adicionando o caldo sem parar de mexer até o arroz ficar al dente.

Nesse momento desliguei o fogo e adicionei uma colher cheia de manteiga sem sal e um punhado de parmesão ralado, nesse momento você deve mexer rapidamente para que dê um brilho no risoto.

Servi regado com azeite e polvilhado com salsinha, acompanhado de um bifinho de carne suína grelhado, só pede um bom vinho e está feito.

 

Parabéns pelo aniversário, adoro seu cantinho e me senti honrada com o convite para participar desse momento.

Eliana (Lica)

 

25+convite+Sabores+da+Lica - Risoto de Guariroba ou Gueroba

Sabores da Lica

Alessander Guerra

7 Comentários

  1. >Laila eu não conhecia esse palmito, além de uma receita foi um enriquecimento cultural.

    Eliana eu é que agradeço essa receita deliciosa que nos brindou.

  2. >Não conheço o gosto/o palmito…… mas como tudo o que a Lica faz é bom, não titubiaria experimentar!
    Beijinhos,

  3. >Lica, o seu risoto já está anotado, pois como disse a Laurinha, tudo que vc faz tem muito amor, sabor e talento! Tô dentro.

    bjs

  4. >Ola, tudo bem? Achei muito interessante a receita e gostaria de saber onde posso comprar o palmito de guariroba, já que aqui em São Paulo é meio dificil de achar. Tem alguma industria que mandaria para mim?
    Meu e-mail é: luanacoletti@yahoo.com.br
    Obrigada desde já e parabens pelo blog, é bem divertido. bjos.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*