Salada de Alcachofra

Alcachofra thumb%5B1%5D - Salada de Alcachofra

Aproveitando a primavera, que tal uma Salada de Alcachofra? Uma salada bem refrescante que também leva cogumelos e uvas. O nutricionista Thomas Taylor além da receita, também escreve um pouco sobre as características e como escolher alcachofra.

Salada de alcachofra

Ingredientes

350g de cogumelo paris frescos; 5 corações de alcachofra; 300g de uvas pretas ou rubi; 2 ramos de estragão; 1 limão; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; sal e pimenta do reino preta.

Modo de preparo
Lave as uvas. Corte os corações de alcachofra em cubos. Corte as uvas ao meio e elimine as sementes. Coloque as frutas em uma vasilha, acrescente o suco de limão e mexa. Limpe os cogumelos com um pano para eliminar resíduos de terra. Apare as pontas dos talos e passe rapidamente os cogumelos em água corrente. Seque-os com papel toalha e corte-os em gomos grandes. Junte às frutas e misture. Tempere a salada com azeite, sal e uma generosa pitada de pimenta do reino. Mexa e adicione as folhas de estragão, lavadas e picadas. Misture novamente e sirva em seguida.

Dica de harmonização: vinho branco Gewustraminer, da Alsácia, França.


Alcachofra

Membro da família botânica da margarida e do girassol, a alcachofra é uma flor rica em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O vegetal possui vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, que auxilia na regeneração de tecidos e no fortalecimento de ossos e dentes.

A alcachofra contém, ainda, uma substância chamada tanino, um eficiente antidiarreico, e ciarina, que auxilia na melhora das funções do fígado. A flor também possui fibras, que ajudam a regular o intestino.

Para escolher a alcachofra, a dica é verificar se ela tem bom peso e se as folhas estão bonitas, novas, frescas, grandes, firmes e com cor viva. O ideal é consumir o vegetal logo depois de comprado, pois a geladeira conserva por apenas três dias. Depois disso, ele começa a murchar e perder o sabor.

Receita e informações do nutricionista Thomas Taylor do Oba Hortifruti.

Alessander Guerra

4 Comentários

  1. >Nunca provei alcachofra. Encontrei uma vez à venda mas custavam os olhos da cara 🙂 Tenho muita curiosidade em provar!

  2. >Olá 🙂

    Queria uma ajuda sua…

    Meu namorado AMA cozinhar… e ta na onde de cozinha japoneza… sushi etc etc…

    Queria que vc me indicasse um livro que fosse top nesse assunto para eu presentea-lo no natal… vc teria algum?

    Abraço

    helen

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*