>A Tortinha de Queijo com Alcaparras ou O Namorico de Frango com Salmão

>

9+Rainhas+do+Lar tortinhas de queijo e alcaparras - >A Tortinha de Queijo com Alcaparras ou O Namorico de Frango com SalmãoE quem dá o ar da graça hoje nessa festa são as Rainhas do Lar, que além de Rainhas atendem também pelo nome de Faby e Katita. Vossas Majestades, por favor se pronunciem!

Faby: O Cuecas na Cozinha faz um ano, me convidou pra festinha e eu não ia deixar de comparecer manénmooorta, que eu não sou doida.
Só que eu tinha que trazer um pratinho e só que Murphy é meu amigo e anda colado em mim nas últimas semanas – a chapa esquentou forte para o meu lado e eu ando correndo feito doida. De modos que eu tive que pensar em algo muito ligeiro (mas não menos gostoso, of course) para a comemoração, até porque em dia de festÉnha ninguém quer ficar se matando na cozinha, certo? Daí eu resolvi fazer uma coisinha tão fácil, mas tão fácil, que nem dá pra dizer que seja uma receeeita – Tortinhas de Queijo com Alcaparras – olha só que baba…

Comprei um pacote de massa folhada para pastel da Massa Leve que, se você não conhece está marcando touca, porque é o que há de mais prático no mundo. Um pacote vem com 10 “folhas” de massa e cada uma aqui rende duas tortinhas. É claro que se você for um purista, um chef, um super-herói, ou mesmo se você tiver garra e coragem pra fazer uma receita de massa folhada em casa, manda bala! Eu dou o maior apoio, juro!

Depois o resto do “trabalho” foi ralar grosso um bom naco de queijo estepe, um pouco de queijo prato e mais um tanto de parmesão honesto (mas pode ser a combinação de queijos que a sua mente brilhante quiser ou até mesmo um tipo só), misturar com 2 ovos batidos, um punhado de alcaparras lavadas, noz moscada ralada e pimenta branca. Com essa mistura recheei as tortinhas, que eu moldei usando forminhas de empada e pincelando as bordas com uma gema batida. Finalizei cada tortinha com um pedacinho de tomate sem semente, levei ao forno pré-aquecido até dourar e foi!
9+Rainhas+do+Lar tortinhas de queijo e alcaparras1 - >A Tortinha de Queijo com Alcaparras ou O Namorico de Frango com SalmãoPara dar o toque de festa, arrumei as tortinhas em forminhas com rendinha de celofane (tudo assim, no diminutivo mesmo, bem meigo… não é porque é festa de cueca que não pode ter uma frescurinha, né?) e arrematei com lacinho de cebolinha francesa. Tá, ok, ok…talvez eu tenha exagerado um pouquinho na frescura, vai…mas só um pouquinho. Hohoho.

Parabéns Ale! E vida longa ao Cuecas na Cozinha!

p.s: esse é o post com o maior número de palavras no diminutivo ever – cortesia de uma rainha para um blog de macho!

9+Rainhas+do+Lar Katita namorico - >A Tortinha de Queijo com Alcaparras ou O Namorico de Frango com Salmão Katita: Alê, querido… vou mandar uma receita que fiz dia desses e que ficou supimpa, sem querer.
A questão é: o formato. Não fazemos receitinhas assim arrumadinhas, com ingredientes e modus operandi, saca? É uma coisa meio “na tora” como dizemos aqui na Bahia. Escrevemos como fazemos, de forma meio intuitiva, se é que me entendes, e sei que me entenderás.
Bom, jogo nos seus peitos e você resolve.
Beijo doce de aniversário,
K.

Namorico de Frango com Salmão
Temperar peito de frango e filé de salmão com limão, sal e pimenta branca;
Cortar em tiras ou mini-bifinhos (eu usei frango sassami);
Enrolá-los juntinhos tal qual dois namorados, ou abrir uma fenda no peitinho de frango e inserir uma isca de salmão;
Dispô-los em fôrma untada com azeite de oliva muito honesto;
Cobrí-los com papel laminado e levá-los ao forno pré-aquecido para que cozinhem e dourem (não esquecendo de remover o laminado depois de seca a água);
Fazer um molho com cebola e micro-cubinhos de gengibre dourados no azeite de oliva, somar molho shoyu e cebolinha muita para finalizar;
Cobrir os namoricos com o molho;
E comer rezando, porque fica bom pacas!
9+convite+Rainhas+do+Lar - >A Tortinha de Queijo com Alcaparras ou O Namorico de Frango com Salmão

Rainhas do Lar

Alessander Guerra

16 Comentários

  1. >Ótima dica!!!!
    Bom estou passando para dar uma dica para todos que assim como eu adoram cozinhar, mas para isso precisamos achar produtos com um bom preço.
    Encontrei o site
    https://www.mercadodopreco.com.br
    que mostra preços de produtos nas 10 maiores redes de supermercados do Rio de Janeiro, confiram!!!

  2. >Primeiro parabéns para o Cuecas, pela iniciativa de convidar as cozinhas amigas para participarem do banquete, fazendo estas delícias, e pelo aniversário.
    Entradinha e prato principal deliciosos, adorei.

  3. >Ai ai…mas essa festÉnha tá boua viu? 🙂

    Karla, Laurinha, Risonha e Axly, suas fofas, também estão se esbaldando na festinha do Cuecas né? rsrsrsrs
    Num disse que essa festa estava bombando!???

    Viva o Cuecas! 🙂

    p.s: eu quero mais uma taça de champã, faz favor!

  4. >Cheguei agora e vi que o negócio tá com overbooking. Mais uma rodada de Chandon pra todos por conta das Rainhas, por favor. Ahahaha sobrou procês Faby e Katita!

    bjs e obrigadíssimo pela festa linda que todos estão fazendo.

    Alessander

  5. >Clarinha, Marcele e Leila muito obrigado por terem passado pela festinha e agradeço os comentários.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*