Alfajor peruano

Alfajor peruano Cris Maccarone home - Alfajor peruano

E hoje tem receita de alfajor peruano no nosso site de gastronomia. Obaaaaa!!!!

A chef Cris Maccarone, professora de gastronomia do Senac e da Estácio, que desenvolve trabalhos de food styling, consultoria e oficinas gastronômicas; trouxe essa receita de alfajor peruano, de uma visita recente ao país. “Eu estive no Peru e fiquei encantada com o País e sua gastronomia, que já é bastante apreciada pelos profissionais de cozinha.  Os alfajores me encantaram porque, diferente dos argentinos, são de vários tamanhos, mais finos e de sabores diversos. Esses doces são de origem árabe e foram trazidos para a América Latina pelos espanhóis. Originalmente, levavam farinha de amêndoas e os recheios eram de mel. As populações locais adaptaram com o que tinham à  disposição. No caso do Peru, o mel é, na verdade, o mel da cana de açúcar, que chamamos no Brasil de melado de cana. Mas eles fazem o alfajor peruano também com pasta de frutas, chocolate, creme com coco e doce de leite (conhecido por lá de manjar blanco)”.

Depois dessa explicação bem bacana da chef Cris Maccarone, hora de ver como ela prepara o alfajor peruano (a foto da matéria pertence ao arquivo pessoal da chef).

 

ALFAJORCITOS PERUANOS DE MIEL

Ingredientes

Massa

500g de farinha de trigo

1 pitada de sal

250g de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de leite

 

Recheio

½ xícara (chá) de melado de cana

1 xícara (chá) de água

Raspas de ½ laranja

1 cravo

1 pau de canela

1 colher (sopa) manteiga

½ xícara (chá) de farinha de trigo

coco ralado (opcional)

Açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo

Massa

Pré-aqueça o forno em temperatura de 180ºC.

Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa lisa.

Abra com a ajuda de um rolo na espessura de 3mm. Corte com um cortador redondo (3cm de diâmetro) ou em formato desejado.

Coloque-os para assar em forma forrada com papel manteiga untado. Asse até que fiquem cozidos, porém sem adquirir cor. Deixe esfriar.

 

Recheio

Misture o melado, a água, a raspas de laranja, o cravo e a canela e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 5 minutos. Reserve.

Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e misture bem.

Acrescente, aos poucos, a calda do melado e misture até formar um creme liso. Cozinhe, mexendo sempre, até atingir o ponto de recheio. Deixe esfriar.

 

Montagem

Coloque um pouco de recheio em um dos biscoitos e cubra com outro, formando os alfarjorcitos. Se quiser, passe as laterais em coco seco ralado e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Se preferir, no lugar do creme de melado de cana, use doce de leite.

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*