restaurante OpyCo

OpyCo Acém 200h foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCo

Sabe o conceito do PF e do prato principal que já vem montadinho pra sua mesa, uma refeição completa? Então, esqueça! No restaurante OpyCo você vai encontrar o PDF “Prato DesFeito”.

A ideia do talentoso chef Piero Franchini (já escrevi sobre ele e seu Opy na Cozinha)  é nos fazer viajar pelo cardápio do OpyCo , recheado de propostas interessantes (pratos tradicionais da cozinha brasileira, com novas roupagens e técnicas modernas). Assim, escolhemos acompanhamentos e guarnições, que virão para a mesa ou balcão, servidos em utilitários como: tábua, marmita, garrafa térmica, xícara e até mesmo, prato. Também é possível compartilhar, pedir mais que uma guarnição ou acompanhamento e montar uma degustação entre amigos. Uma coisa é certa, sua experiência será um tanto diferente do que nos restaurantes tradicionais!

OpyCo Legumes Adorei foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCoLegumes Adorei

Essa diferença de percepção na experiência gastronômica que você terá, começa quando enxergar a fachada do restaurante OpyCo, na pequena rua Mariquita de Toledo César, 20, na Vila Romana (bem perto do Sesc Pompéia) e continua quando entrar no espaço. O projeto, assinado pelo arquiteto Thiago Passos (YBYPY Arquitetura), traduz a irreverência do local. O pequeno ambiente, todo decorado com lâminas de paricá e a cor vermelha, foi inspirado na arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pelo projeto do Sesc Pompéia, a poucas quadras do restaurante. “Lina soube como ninguém alinhar a estética à necessidade, exatamente como sonhávamos em fazer”, conta Franchini.

OpyCo Coppabacana foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCoCoppabacana

Por isso, a casa pode mudar conforme o dia e a necessidade: pequenas bancadas de apoio se estendem para a rua, na área do restaurante as mesas podem ser individuais ou coletivas, há um balcão para comer dentro da cozinha; enfim o aproveitamento do ambiente lembra muito os projetos de micro apartamentos, onde cada mínimo detalhe é importante. O espaço é totalmente adaptável para aulas de culinária, jantares customizados, banquetes temáticos, estúdio fotográfico, eventos fechados ou até um laboratório.  Outra ideia, é que de onde o cliente estiver, consegue enxergar a cozinha em ação.

OpyCo Ratatule foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCoRatatule

 Bom, hora de falarmos do menu do restaurante OpyCo. Para começar os “Opyritivos”, como o crocante e variado Legumes Adorei, uma brincadeira com o empanado “à dorê”, com as verduras servidas em lâminas finas, empanadas e fritas e a Sopa Inebriante de Cenoura, um caldo de cenoura caramelada, grande sucesso do chef Piero, servido em garrafa térmica e  que faz muito bem pro espírito.

A abordagem bem humorada do cardápio continua com a “Sustância”. Pratos principais como os imperdíveis, Acém 200h (minha foto de abertura da matéria – o acém marina em uma salmoura de especiarias durante sete dias, cozinha por vinte e cinco horas e depois passa por mais sete horas de defumação) e a Coppabacana (copa lombo cozida em baixa temperatura, crosta de pururuca e especiarias, servido com a perfeita mostarda de maracujá).

OpyCo  Feijuca Branca foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCoFeijuca Branca

Para os acompanhamentos, chamados de “Quentinhas”, servidos em pequenas marmitas  no OpyCo, o inusitado Ebó (mexe-mexe de cará, mandioca e mandioquinha, com caramelos de gengibre), o aconchegante Ratatule (mexe-mexe de legumes cozidos em baixa temperatura) e a saborosa Feijuca Branca (feijões brancos cozidos em baixa temperatura e diferentes cortes de porco, puxados na manteiga).

OpyCo Frevo Abafo foto Cuecas na Cozinha - restaurante OpyCo

No cardápio de “Sobre a Mesa”, finalizando o gostoso jantar, o Frevo Abafo (creme de coco queimado, coberto com paçoca cítrica). Devo admitir que essa paçoca cítrica é viciante, dá vontade de trazer um pote bem cheio pra casa!

Mais infos sobre o restaurante OpyCo acesse o link.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*