Biscoitinhos de canela

Biscoitinhos%20de%20Canela thumb%5B1%5D - Biscoitinhos de canela

Tenho certeza que essa receita de Biscoitinhos de canela é de “lamber os beiços”! Essa moça, amiga minha que fez a receita e essa foto, é daquelas doceiras de mão cheia, das que nos fazem constantemente desejar o doce e o chocolate.Ter uma amiga assim não é fácil, viu? (rs). E ela nos tenta com prazer e regularmente publicando as receitas em seu blog  Helena Gasparetto.

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras.

 

Biscoitinhos de canela

Encantadores aos olhos, aos corações, e nesta época do ano, delicados e cheios de sabor, mais uma sugestão para presente feito por você ou para acompanhar o cafezinho nas reuniões com a família e amigos.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: depende do tamanho do biscoito.
Ingredientes:
Para os biscoitos:
– 1 xíc. de manteiga sem sal
– 2/3 de xíc. de açúcar
– 2-1/2 xíc. de farinha de trigo peneirada
– 1 colher de chá de canela em pó
– ½ colher de chá de cravo em pó
– ½ colher de chá de sal
– açúcar de confeiteiro para decorar
Para o recheio:
– geléia de framboesa ou morango
Preparo:
Pré-aqueça o forno em 170°
Numa batedeira, bata a manteiga com o açúcar por 30 segundos. Adicione a canela, o cravo em pó, o sal. Raspe as bordas da tigela.
Acrescente a quase toda a farinha aos poucos, batendo ainda na batedeira.
Adicione o restante da farinha e mexa com uma colher de pau.
Coloque a massa em plástico filme e leve ao freezer por 15 minutos.
Divida a massa em 2 partes. Trabalhe com uma, enquanto a outra permanece na geladeira.
Em superfície enfarinhada, abra metade da massa (coberta com um pedaço de papel manteiga).
Corte os biscoitos em formatos de coração, e em metade deles, corte também o centro do biscoito, com um cortador menor.
Disponha em assadeira de alumínio retangular (não precisa untar)
Leve ao forno por uns 15/20 minutos (depende do tamanho dos biscoitos), ou até que as bordas estejam douradas. Aguarde na assadeira por uns 5 minutos, retire-os com uma espátula e deixe-os esfriar completamente em uma grade.
Corte em outros formatos como quiser, porém todos os biscoitos de uma mesma assadeira devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.
Montagem:
Peneire açúcar de confeiteiro em cima de todas as metades de coração recortadas com o coração menor.
Na outra metade (coração inteiro), espalhe no centro um pouco de geléia. NÃO deve ser até as bordas.Com uma espátula, pegue as metades de corações peneiradas com açúcar e cuidadosamente posicione-as em cima das metades com a geléia.
Pode-se embalar os corações em papel celofane e amarrar com uma fita, ou guardá-los em um pote de plástico largo, de baixa altura.(devido o açúcar de confeiteiro por cima, não deverão ser guardados em camadas).
Conserve por até 5 dias em temperatura ambiente, ou coloque na geladeira até 15 dias.
Para congelar: duração de dois meses
Nota: Se desejar o glacê de confeiteiro, como os biscoitinhos de árvore de natal da foto, bata uma clara em neve, com uma colher de café de baunilha, e açúcar de confeiteiro o suficiente para passar pelo bico de confeitar, sem espalhar . O glacê deve ser firme, sem escorrer.
Coloque o corante alimentício de sua preferência, e utilize uma manga de confeitar descartável. Não é necessário bico de confeitar. Basta cortar a ponta da manga descartável com uma tesoura. Decore a gosto.
Dicas da Lena:
– Esta receita é básica para biscoitos.
– Se eliminar a canela e o cravo, e adicionar baunilha, servirá de base para vários tipos de montagem: recheá-los com nutella, por exemplo.
– Ou passar no açúcar antes de assá-los.
– Os biscoitos também podem ser congelados sem recheio ou açúcar de cobertura, em camadas, em lata fechada ou pote de plástico. Entremeie as camadas com papel-manteiga. Recheie-os após descongelar.
– Nunca deixe biscoitos resfriarem na própria assadeira. Podem ficar úmidos por baixo, e não ficarem crocantes.O ideal é coloca-los em uma grade.
– Desejando, a manteiga pode ser substituída pela margarina.

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*