Cozinha: lugar de partilhar

Oliva%252520Restaurante thumb%25255B8%25255D - Cozinha: lugar de partilhar

 

Convidei o chef Marco Soares, que comanda as panelas do Oliva Restaurant no Hotel Presidente (Uberlândia – MG) para participar da coluna Fala Chef, onde cada Chef convidado fala sobre o assunto que lhe der na telha. Tive o prazer de conhecê-lo num evento em São Paulo, quem o apresentou foi a chef e banqueteira Paula Labaki.

Oliva Restaurante1 thumb3 - Cozinha: lugar de partilhar

A história do Marco é muito interessante, ele conseguiu trabalhar, por vários anos, num lugar sonhado por muita gente: a cozinha do Hotel Plaza Athénée em Paris, do mestre Alain Ducasse.

Seu texto abaixo mostra como a cozinha pode dar oportunidades, levar a lugares nunca imaginados. Mas, em uma palavra, o chef resume o segredo do caminho bem trilhado: “partilhar”

Chef Marco Soares

“A Gastronomia e a cozinha para mim um mundo de sonhos! Eu sou um cozinheiro que desfruta da profissão que escolhi. Sou um fanático da cozinha. Sou louco pela cozinha desde os 8 anos, quando comecei a cozinhar, fazendo biscoitos amanteigados.

Ser cozinheiro para mim é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo da profissão, é conhecer a profissão e o tamanho do desafio. É planejar cada detalhe, saber o que é preciso levar e que ferramenta utilizar, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, acreditar na própria capacidade e começar. É não ter vaidades, não olhar para seu umbigo e saber escutar as críticas. Principalmente saber conviver com elas. Saber liderar pessoas e escutá-las  sempre. Nunca irão me ver  triste!  A refeição para mim mesmo que profissionalmente é um momento de festa. E a nossa cozinha tem que fazer parte dessa festa. Eu nunca vi nenhum cozinheiro bom que seja uma pessoa triste. Pelo contrário. Loucos, excêntricos, alegres!

O meu primeiro objetivo é o cliente: que ele tenha prazer. E que a minha equipe tenha prazer de fazer todos os dias a melhor comida que possamos servir. Mesmo longe dos grandes centros da alta gastronomia. No fundo, esta profissão  resume-se a ‘partilhar’. Mas claro que, além do prazer que se oferece, tentamos sempre deixar uma recordação.  Não quero que seja só comer e pronto. Mas ainda tenho um longo caminho a percorrer até chegar no ponto que os clientes irão ficar com minha comida na memória.

Um pouco da minha história

Eu nasci no Rio de Janeiro em 13 de Agosto de 1971 no bairro de Botafogo, mas fui educado em Belo Horizonte. Em 1989, quando eu tinha dezoito anos, me mudei para trabalhar em um restaurante na Ilha da Madeira – Portugal. Comecei a trabalhar como Stewart – lavava panelas e limpava toda cozinha. Após esse aprendizado, eu comecei a trabalhar com Marco Ribeiro que me passou para auxiliar de cozinha e aprendi como cortava os legumes, nomes, etc….Em 1993, Marco Ribeiro me conseguiu um estágio na França de seis meses e acabei ficando por vários anos na cozinha do Hotel Plaza Athénée em Paris e foi onde comecei a aprender realmente o que era uma cozinha de alta gastronomia.  Depois de vários anos na Europa voltei para o Brasil e fiz um curso de cozinheiro básico em Águas de São Pedro sob o comando da Chef Patrícia Fontana, pois não tinha curso de cozinheiro e ela me deu a chance de poder fazer o curso no SENAC, para mim o melhor, o SENAC é uma escola maravilhosa e eu não podia pagar os cursos que são muito caros. Depois fui trabalhar no Sofitel São Paulo com o Chef Patrick Ferry um pai para mim, tenho o maior respeito por todos os chefs com quem tive a sorte de poder trabalhar. Sai do Sofitel e fui ser Sus- Chef em Araxá no Ouro Minas Grande Hotel. Ai veio o convite mais importante da minha vida, trabalhar como cozinheiro em um restaurante 1 estrela michelin o restaurante El Cingle em Barcelona da Chef Montse Estruch. Hoje chefio a cozinha do Hotel Presidente e do Oliva Restaurant em Uberlândia.”

Alessander Guerra

17 Comentários

  1. >Marcos Soares é cozinheiro de primeirissima…criativo, dedicado, com tecnica, e com conhecimento de anos de cozinha…seus pratos são divinos e ele um ser humano fantastico!!
    Meu amigo pra toda hora.
    Paula Labaki

  2. >Sou cliente do Oliva desde que abriu à 2 anos. Viajo muito pelo Brasil e para a Europa, Estados Unidos. A cozinha dele é incrivel, claro que o menu e feito para a população de Uberlândia Mas chega ao Oliva e encare o menu degustação dele, os pratos parecem pintados a mão. Sou fã demais. Deixo meu recado aqui Guia 4 rodas vamos dar valor a quem merece. Chef Marco(ele não gosta que chame ele assim) força….

  3. >Esse é um cueca de responsa!!
    Chef Marco é como está descrito na matéria…super atencioso com sua gastronomia.. ele sabe o que,quando e como fazer e servir "alta qualidade"…dá para se deleciar prazeirosamente desde a entrada até a sobremesa…sou fã.
    We love Marco´s touch in the kitchen!
    Viviane Santos

  4. >Parabéns ao blog e parabéns a você Alessander por vir até Minas Gerais, porque tudo resume à São Paulo e Rio. Aqui temos excelentes cozinheiros. O Oliva hoje é a referencia de restaurante competente em Minas Gerais, levantando o nome do Hotel e o nome da cidade de Uberlândia. E repito as palavras da Sra. Paula Labaki só quem conhece e ser humano sabe que é.

    Amo seu blog.

  5. >Marco, parabéns pela matéria, muito boa, retrata a realidade de uma cozinha, é mesmo necessário partilhar e deixar egos de lado… Essa é uma das lições que este grande amigo me ensinou.
    O Oliva é com certeza o melhor restaurante de Uberlândia, quando como os pratos do Chef Marco, sinto a paixão com que aquela comida foi preparada.
    Espero ansiosamente pelo reconhecimento do 4 Rodas!

  6. >Boa Tarde.

    Estou realmente feliz, parabéns ao blog por essa materia. Sou de Minas Gerais sim, do interior, de Uberlândia com o maior orgulho, cidade maravilhosa, cidade que está crescendo. Esse chef de cozinha está levando o nome de Uberlândia e elevando o nome de Uberlândia na gastronomia de Minas e do Brasil. Precisamos urgente de bons restaurantes e de reconhecimento. Parabéns mais uma vez pela materia.

    Meus cumprimentos.

    Thiago Silva

  7. >Thiago, obrigado. Aqui no Cuecas na Cozinha deixo sempre as portas abertas para grandes talentos de todo Brasil.

  8. >Obrigado Eliana, sou aqui de São Paulo, mas sempre fico atento para falar do que está acontecendo por todo Brasil. Que bom que gosta do blog. Fico feliz!

  9. >QUERIDO E AMADO MARCO

    Meu filho, que você continue a receber todas bençãos para o seu trabalho você é muito batalhador e merece. Hoje, sei que já é um homem e com a idade de quem sabe o que quer realmente, um cozinheiro completamente formado.

    Fique alegre, porque vem crescendo e criando raízes, isto é o mais importante e humilde. Humildade sempre, nos nunca sabemos tudo, lembre-se.

    Beijos, muitos beijos eternos para todo e sempre.Mamãe.

    Parabéns pelo blog. Muito obrigado pela atenção com meu filho(mãe coruja)

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*