Tequila história e curiosidades

Garrafa Reposado thumb3 - Tequila história e curiosidades

Chegou a hora de falar de tequila, a bebida símbolo do México. Sua história é recheada de lendas, sua forma de produção é pelo processo de destilação de uma planta chamada Agave Azul. Segundo as normas do governo mexicano, para ser autêntica, a tequila deve ter no mínimo 51% de açúcar proveniente da planta, 100% de ingredientes naturais e ser destilada duas vezes. Existem tequilas “blended” (misturadas com outros ingredientes) e as 100% agave. As tequilas puras são divididas em Jovem (até dois meses de envelhecimento), Reposado (de dois meses a um ano) e Añejo (com dois ou mais anos de envelhecimento).

Dia desses eu recebi essa garrafa de tequila reposado el Jimador, uma das marcas mais consumidas no México e agora importada para o Brasil pela Brown-Forman. A bebida é produzida e engarrafada pela Casa Herradura, fundada em 1870, que em 2007 ganhou o prêmio “Best Distillery of the Year” pela revista Wine Enthusiast.

A produção da tequilael Jimador  tem início nos campos de Agave Azul da região de Amatitán, município do estado de Jalisco. O solo da região é o único enriquecido com minerais do vulcão Tequila. Para a utilização da planta, é necessário que ela esteja bem madura, processo que leva aproximadamente dez anos. Então, os jimadores fazem a colheita da planta – daí o nome da bebida que foi criada pela Casa Herradura em 1994.

Os jimadores carregam as piñas, semelhantes a um abacaxi gigante, e empilham uma a uma estrategicamente em fornos antigos de tijolo e pedra. Cada fornada leva 24 horas para ser cozida e, após o resfriamento, são esmagadas para extrair o suco doce. Este suco é transferido para tanques abertos onde sofrem o processo de fermentação. Após esta etapa, o suco é destilado duas vezes e descansa em barris de carvalho branco por períodos variáveis, dependendo do tipo de tequila: blanco, reposado ou añejo.

 

As lendas sobre a tequila

A tequila é resultado do encontro do processo de destilação introduzido pelos espanhóis na época colonial e uma planta chamada Agave Azul. Mas as lendas do surgimento da bebida vem do tempo dos astecas.

Uma deles diz que Mayahuel, deusa asteca da fertilidade, deu origem ao agave. Ela seria mãe dos Centzontotochi, um grupo de quatrocentos coelhos divinos e, um dia, ao enxotar os bichos que se alimentavam em uma plantação, notou que um dos coelhos não corria, mas saltava em círculos ao redor da planta. Mayahuel chegou a cortar um pedaço do agave e deixou descansar, o que mais tarde, após fermentação, tornou-se uma variação de tequila.

Outra lenda diz que os astecas descobriram a seiva fermentada do agave após um raio atingir um campo repleto da planta. Queimada, a plantação liberou um néctar aromático denominado de “dádiva de Deus”. Acredita-se que esse néctar seja o precursor da bebida hoje conhecida como tequila.

 

Quer saber mais de outras bebidas? Acesse os posts

Rum

Sake

Vodka

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*