Crostini ou Bruschetta ?

10 Crostinis semana25 - Crostini ou Bruschetta ?

No livroA Itália de Jamie“, o chef inglês Jamie Oliver, que fez o livro numa viagem pela Itália tira a dúvida. Ele pensava que crostini fosse uma bruschetta pequena. Mas descobriu que crostini é feito com pão branco tostado (tipo ciabatta, por exemplo), enquanto que a bruschetta é feita com o pão italiano de fermentação natural.

Segundo o Pequeno Dicionário de Gastronomia de Maria Lúcia GomensoroBruschetta vem de bruscare, que significa “assar sobre carvão”. Ou seja, na origem italiana além de se utilizar de seu pão típico de fermentação natural, ainda teria de ser feito sobre grelha. O Crostini pode ser feito no forno mesmo.

 

Crostini de Tomate ao azeite temperado

4 tomates maduros

azeite

alecrim

sálvia

manjericão

pão português ou italiano

1 fatia de mussarela (ou outro queijo que derreta) para cada pedaço de pão

 

Abri os tomates ao meio, raspei todas as sementes com uma colher e cortei em tirar e depois em cubos. Pus para marinar com azeite e ervas frescas (alecrim, sálvia, manjericão – tudo desfolhado) por umas duas horas, perto da hora de preparar coloquei o sal (sempre aos poucos e provando o ponto). Comprei pão português (mas poderia ser italiano). Forno a 180 graus. Nas fatias de pão espalhei o tomate temperado e cobri com uma fatia de mussarela. O queijo derrete, o pão fica crocante. Hummmmm!!!!

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*