Crumble delicioso

Jantar+Amigos Crumble bx - Crumble delicioso

O melhor de ter livros de gastronomia é poder misturar suas receitas e ainda realizar as mudanças que estiver a fim. foi o que aconteceu com essa receita de Crumble delicioso, uma sobremesa preparada para um encontro com amigos. A receita de Crumble foi parcialmente extraída do livro Jamie Oliver – O Chef sem Mistérios e Creme Inglês que saiu na íntegra do 400g Técnicas de Cozinha.

Crumble (tipo de farofa doce – receita para 6 pessoas)
110 g de farinha de trigo sem fermento
110 g de aveia em flocos
120 g de manteiga
90 g de açúcar mascavo
Pitada de sal

Preparo – coloque todos os ingredientes num processador ou batedeira e misture até ficar parecendo uma farofinha.

Fruta – eu cortei em fatias finas seis maçãzinhas (antes descasquei e tirei o cabo e caroços). Misturei com canela, açúcar e um pouquinho de grappa.

Preparo – Forrei o fundo dos ramequins com os pedaços de maçã temperados, depois cobri com uma camada de Crumble. Assei em forno as 200º C por cerca de meia hora antes de servir. Perceba quando a farofinha está dourada.

Creme Inglês (rendimento 250 ml)
250 ml de leite
¼ de fava de baunilha
Raspa de ½ limão siciliano (opcional)
5 grãos de café quebrados (opcional)
75 g de açúcar
3 gemas

Preparo – ferva o leite com a baunilha (corte a fava ao meio e raspe as sementes), a raspa de limão, o café e metade do açúcar. Enquanto isso bata o restante do açúcar com as gemas até ficar homogêneo. Aos poucos, despeje o leite fervido nessa mistura, mexa sempre. (o lance aqui é tomar cuidado pro ovo não virar fritada, sacaram!)
Volte a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, sem ferver, por mais alguns minutos.
Desligue o fogo, passe o creme para uma tigela e coloque num banho-maria de gelo para esfriar.

Apresentação – sirva quente no ramequim individual (que deve ir dentro de um prato de sobremesa pro povo não se queimar), decore com hortelã. Leve à mesa o creme inglês gelado dentro de uma leiteirinha, a fim de que cada um possa se servir. Garanto que será uma diversão.

Alessander Guerra

19 Comentários

  1. >olá Alex,
    Ai esse crumble…….
    Logo hoje que jantei sem sobremesa! Estou sentido um buraquinho no estomago!!!
    Tenho uma dúvida: em várias receitas “brasileiras” indicam com ingrediente o “limão siciliano”! É algum tipo de limão especial????
    júlia

  2. >Ale!!

    Adoro crumble de maçã.
    Um dia, experimenta colocar cardamomo nas maçãs. Fica com sabor de pão-de-mel europeu!

    Esse livro 400 grs, uma amiga minha comprou há um tempo, e já havia me falado dele!

    ALE, morri de rir com seu comentário no Rainhas sobre o “brochete” proibitivo no “Cuecas”

    HAHAHAHAHAHAHA
    Foi hilário, muito hilário!!!

    Beijos em vc e na Cris

  3. >Alessander…preciso urgente deste livro do 400g…já estive com ele na mão e não comprei e agora me arrependo…já fiz o creme inglês outra vez e não ficou como eu queria…mas acho que as técnicas ensinadas no livro ajudam muito. Sua sobremesa ficou com um aspecto incrível.
    Beijos

  4. >Olá Alessander, tudo bem? Meu nome é Giovanna e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Quaker. Estamos reuninando receitas bacanas que incluem aveia para postar em uma comunidade do Orkut. Achamos essa receita muito legal e parece deliciosa! Você gostaria de participar? Caso se interesse, é só mandar essa ou outras receitas que você tenha com aveia para giovanna.carvalho@edelman.com

    Abraços!

  5. Oi Alex! Adorei a receita. Fiquei com dúvida quanto ao açúcar no creme inglês: qual o tipo que deve ser usado? E o que é grappa?
    Abraços

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*