>Expovinis Brasil 2009: Brasil e França dominam o maior evento do vinho da América Latina

>

image003 bx - >Expovinis Brasil 2009: Brasil e França dominam o maior evento do vinho da América LatinaEntre 05 e 07 de maio acontecem em São Paulo no Transamérica Expo Center três eventos simultâneos: Expovinis, Epicure e Brasil Cachaça (desses dois últimos falarei em outros posts).

Com participações internacionais cada vez mais expressivas, o Expovinis Brasil – maior encontro de winebusiness da América Latina – celebra o Ano da França no Brasil e recebe uma delegação de 27 vinícolas de regiões como Borgonha, Champagne, Côte du Rhône, Alsace, Bordeaux, Caen e Corse reunidas pela Embaixada da França. Vinte e quatro produtores estarão pela primeira vez no Brasil em busca de importadoras interessadas em distribuir seus vinhos.

Ainda da França, a novidade são os Vins de Provence com seus charmosos vinhos rosados, ao lado de importantes investidores estrangeiros como os grupos da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wuerttemberg), da Espanha (região de Castilla La Mancha), além dos já tradicionais blocos de produtores da Itália, Portugal (Regiões da Madeira e Lisboa), África do Sul e da Argentina (ProMendoza). Uma das maiores empresas mundiais do setor – a chilena Concha y Toro – confirma presença pela primeira vez no evento participando como expositora direta.

Serão mais de 250 vinícolas, incluindo também importadoras consagradas como Cantu, Costazzurra, Decanter, Interfood, KMM Vinhos, Magna Import, Malbec, Vinea Store e Zahil, entre outras.

Vinhos do Brasil
Provando que os vinhos nacionais estão em alta, alguns dados de exportação do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho.No primeiro semestre de 2008 o Brasil registrou a marca de vendas de R$ 2.727.506,00, um grande salto se comparado a 2003 onde os números não ultrapassaram os R$ 772.171,00.

Entre os principais compradores do vinho brasileiro estão Rússia (25%), Paraguai (17%), Estados Unidos (12%), Suíça (10%), Holanda (9%), Alemanha (9%) e Japão (3%), seguidos de outros países com menor participação como Reino Unido, Canadá, China, Suécia, Polônia, Nigéria e República Tcheca, respectivamente.

Além do Ibravin, estarão presentes o Acavitis – Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude – Sebrae SC e alguns grandes nomes do vinho nacional como Miolo, Salton, Lídio Carraro, Pizzato e Casa Valduga, entre outros grupos menores que vêm ganhando notoriedade a cada edição.

“Master of Wine” Dirceu Vianna Júnior
Nesta edição, a grande atração das concorridas Degustações Top será Dirceu Vianna Júnior, o único homem da América do Sul a conquistar o título de ‘Master of Wine’, a mais ambicionada graduação do mundo do vinho, instituída em 1953 e atribuída pelo Institute of Masters of Wine, de Londres. Ele figura entre pouco mais de 250 pessoas no mundo ao lado de Jancins Robinson ou Tim Atkin, que também receberam o título.

Viana conduzirá duas Degustações Top com os temas ‘Melhores vinhos nacionais no Expovinis Brasil 2009’ e a ‘Ano da França no Brasil’, que traz um panorama do que o país produz de melhor, com prova de 8 vinhos selecionados pelo especialista.

Top Ten – Os 10 melhores vinhos do Expovinis Brasil
Consagrada como a mais representativa prova de vinhos organizada no País pela competência e excelência de seu corpo de jurados, o concurso TopTen novamente apontará a lista dos 10 melhores vinhos do Expovinis Brasil. No primeiro dia de evento sairá a lista dos 10 rótulos vencedores e os jurados conduzirão uma Degustação TopTen comentando cada amostra.

A organização do evento é da Exponor Brasil. Mais informações e inscrição para as degustações e outras atividades paralelas no site https://www.expovinisbrasil.com.br/

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*