Gastronomia solidária

Gastronomia+Soli - Gastronomia solidária

Sobre a Gastronomia Solidária – Eu creio no poder transformador das pessoas, como acredito que alimentar transcende o estômago. Mata-se a fome com qualquer naco de pão, mas para alimentar é preciso um ingrediente mágico: o afeto. O verdadeiro “banquete” não sacia apenas a fome, preenche o ser humano como um todo.

Resgates de vidas sempre me emocionam e quando acontecem entre panelas e temperos, então…! Fui no lançamento do livro Gastronomia Solidária, primeiro resultado do projeto de mesmo nome, comandado pela psicóloga Sandra Simões (na Paróquia São Domingos em Perdizes/SP). De um lado moradores de rua que queriam resgatar seu caminho e de outro chefs com corações imensos que dedicaram horas de seu trabalho para capacitar e gerar oportunidades.

As deliciosas receitas do livro (que tem fotos de babar do Ricardo D’Angelo) foram criadas pelos chefs: Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), Benê Ricardo (Buffet e Eventos Benê), Carlos Ribeiro (Na Cozinha), Dijanira Trindade (Arte em Bolos), Ida Maria Frank (Due Cuochi Cucina), Lúcia Velloso Verginelli (Luana Gastronomia e Eventos), Paulo Pereira (Di Cunto) e Rodrigo Oliveira (Mocotó).

Parabéns também à equipe da revista Prazeres da Mesa que cedeu seu trabalho e possibilitou a criação do livro: Ricardo Castilho, André Clemente, Claudia Esquilante, Horst Kissmann e ao fotógrafo Ricardo D’Angelo que já citei. Enfim, parabéns a todos que contribuíram para a realização desse sonho que ganhou, desde o início, o apoio do Frei Betto.

Sandra de Fátima representou os estudantes, em seu depoimento disse que perambulava pelas ruas buscando mais que alimento. Um dia a convidaram para participar do projeto. Quase não topou, porque não gostava muito de cozinhar e achava que seria um “curso de mulherzinha”. Mas enfim, embarcou no Gastronomia Solidária com o objetivo de trabalhar para comprar um colchão e roupas novas. Descobriu que cozinhar era coisa de mulherzinha, de homenzinho, de mulher, de homem,…

Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >Adorei a iniciativa! Quem sabe um dia desses eu alio a Psicologia à Gastronomia 🙂 Já falei nisso com amigos!

  2. >Lindo gesto, maravilha. Faço o que posso por aqui, cada um ajudando um pouco, a gente ajuda pelo menos no mesmo número, né? Bj grande.

  3. >Fico emocionada com tudo que estou lendo sobre o Projeto.

    Espero sim a inclusão de todos que possam participar comigo.

    ALESSANDER GUERRA, obrigada pelo apoio, e solidariedade, nosso projeto vai ainda mais alem, Vejam no site http://www.gastronomiasolidaria.com.br, ainda esta em construçao e atualização, mas da uma idéis do Projeto.

    Obrigada a todos

    Sandra Simões

  4. >Alessander, camarada valeu pelo apoio, e vc lembrar da aluna sandra
    em seu depoimento, foi muito feliz,
    sucesso com o blog que sempre leio
    obrigado.
    obs. foi mundo bom fazer esse trabalho.
    dangelo

  5. >D’Angelo nós que agradecemos sua dedicação e as fotos caprichadas que fez dos pratos.

    abs e parabéns

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*