Hambúrguer de Picanha Caseiro

Pat+Feldman hamburger - Hambúrguer de Picanha Caseiro
Aqui está um boa opção de receita pra preparar um Hambúrguer de Picanha caseiro dica da Pat Feldman do site Crianças na Cozinha. Veja também como fazer o Pão de Hambúrguer Caseiroe tambémCatchup CaseiroMostarda Caseira Maionese CaseiraA festa do hambúrguer está pronta!
Hambúrguer de Picanha Caseiro
Ingredientes:
1/2 picanha moí­da com gordura e tudo
1/2 kg alcatra moí­da (adquira, de preferência carne de animais criados soltos à base de capim, e não confinados à base de ração)
1 cebola média ou 2 pequenas, picadas muito fino (praticamente raladas, de tão pequenas)
Manteiga ou gordura de coco (preferencial) para untar, e depois para grelhar
1 pitadinha de curry
Sal não refinado (bruto)
Pimenta do reino

Equipamento especial:
Chapa de ferro
Aros para moldar os hambúrgueres (opcional, porém desejável)

Modo de Preparo:
Unte uma assadeira com manteiga ou gordura de coco (preferencial) e salpique-a, por inteiro, com sal.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta do reino. Pode misturar à mão.

Modele sobre a assadeira untada, em hambúrgueres no formato tradicional, tí­pico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou (de preferência) com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de 1 cm de espessura.

Segredo importante: uma vez montados os hambúrgueres sobre a assadeira, salpique sobre cada um deles um pouco mais de sal. Este sal fará secar (retirará os sucos, desidratará, coagulará) a parte de fora da carne, de modo a formar uma deliciosa crostinha crocante e salgada por fora, mantendo, ao mesmo tempo, suculenta a parte de dentro – exatamente como você degustaria nos melhores restaurantes e casas especializadas.

Calma – essa assadeira não vai ao fogo, mas sim ao congelador!

Espere a carne congelar completamente (de preferência, 24 horas)

Em seguida, descole os hambúrgueres, um a um, da assadeira, com ajuda de uma escumadeira, faquinha ou instrumento adequado. Jogue todos juntos em um saco plástico do tipo “zip-lock” , e armazene no freezer até quando for utilizar. Os hambúrgueres permancerão soltos e poderão ser preparados individualmente a qualquer tempo.

Preparando os hambúrgueres…
Aqueça uma chapa de ferro, ao máximo. Retire do congelador os hambúrgueres que deseja preparar desta vez. Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro MUITO quente. Imediatamente, coloque o(s) hambúrguer(es) congelado(s) sobre essa chapa (repito, MUITO quente, sob fogo bem alto). Deixe por 4 minutos de um lado, vire e deixe por mais 4 minutos do outro lado. Assim que tiver virado de lado, pode colocar sobre a parte já grelhada ingredientes como queijo (algum queijo que derreta bem, como muzzarela ou queijo Minas curado) e tomate.

Nessa mesma chapa, após estar(em) pronto(s) o(s) hambúrguer(es), pode espalhar mais manteiga (ou gordura de coco), e em seguida colocar uma(s) cebola(s) finamente fatiada(s) em rodelas para depois espalhar por cima dos hambúrgueres. Ou então manteiga e cogumelos frescos (crus) fatiados (hambúrguer recheado com shiitake na manteiga, já pensou?). Enfim, nessa hora, utilize a sua imaginação e criatividade para criar um sanduíche super gourmet.cozinheiro mirim - Hambúrguer de Picanha Caseiro

Especial Dia das Crianças
Receita da Pat Feldman – Crianças na Cozinha
mais infos aqui

Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >Alex esse hamburguer ainda está vivo para mim… não consigo comer carne ainda vermelha 🙂 Ou é cozinhada ou não é… para mim teria que ficar mais uns minutinhos na chapa ou ser mais fininho eh eh

  2. >Muito engraçado você falar que ainda está vivo! Mas, o bom de fazer em casa é justamente que dá para moldar no tamanho que nos convém e cozinhar idem. Cada um deve comer de acordo com sua preferência.

  3. >Não adianta, eu sou da turma da carne mal passada, mas como o Ale falou, a vantagem de fazer em casa é que cada um decide o tamanho da porção e o ponto da carne!

    Faz do jeito que você prefere, o importante é que você goste!!

  4. >Alê, sou totalmente contra usar a picanha em hamburguer, pra mim é desperdício e o gosto não compensa. Também sou fão de carne mal-passada e amo hamburguer caseiro que faço com alcatra.
    Abs,
    Dani.

  5. Ale, ontem eu fiz e usei carne de segunda, bati no liquidificador cebola, alho, shoyu, assim usei menos sal, salsinha com os talos não desperdiço nada e pimenta do reino em grãos, pra quando tivesse pronto encontrar uns pedacinhos picantes…e para deixar sequinho usei fécula de mandioca, deixou a crostinha e dentro ficou muito suculento.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*