>Harmonização de Fondues e Vinhos

>

Ana%20 %20face thumb - >Harmonização de Fondues e Vinhos foto de divulgação
Quando a Isabel Jimenez pediu algumas dicas para harmonizar vinhos com fondues, logo pensei na Ana de Andrade (foto) – uma expert que, com certeza, foi uma das primeiras mulheres do Brasil a desafiar o universo masculino do vinho.
Quando nosso país ainda engatinhava nesse universo (não faz muito tempo), a Ana já batia pernas por vinhedos franceses, italianos e espanhóis; convencendo senhores, nem sempre amistosos, a enviarem seus vinhos para o Brasil. Hoje ela representa a Ana Import. Fala Ana!
“Os dias chuvosos e cinzentos que vira e mexe insistem em bater às nossas portas durante o inverno, principalmente para quem vive em São Paulo, faz com que fiquemos com aquela “preguicinha” de sair de casa. Uma idéia sempre válida é compartilhar uma fondue.
E como harmonizar os vinhos com as tradicionais fondues de queijo e chocolate?
Fondue de Queijo
Há aqueles que apreciam a companhia de vinhos brancos (casamento bastante tradicional e preferido pelos suíços – criadores do prato) e outros que preferem um bom tinto. Pessoalmente não tenho preferência, tudo depende do dia e da companhia.

Brancos

São mais indicados os untuosos e encorpados, com passagem por madeira; como os Chardonnays, sejam eles do velho mundo (Chablis e Pouilly Fuissé da Bourgogne) ou então, os do novo mundo com madeira não muito acentuada.
Os brancos suíços, raros no Brasil, são sempre uma opção certa (a sabedoria milenar faz com que a culinária se harmonize com o vinho da região).
As fondues de queijo ainda se casam muito bem com alguns italianos brancos, como o tradicional Orvieto.
O ideal é beber esses vinhos em torno de 10 a 12 graus.

Tintos

Quando falamos de tintos prefira um não muito tânico, com pouca madeira. Uma boa opção são os tintos do Loire, elaborados com a uva Cabernet Franc, ou então alguns vinhos do Sul da França, mais leves como um Côtes-Du-Rhône ou um vinho do Languédoc ou Roussillon. Um Barbera ou Chanti italiano também fecham este ciclo com chave de ouro.
Fondue de Chocolate
A variedade de harmonização também é imensa. Desde os licorosos Vinsanto, um bom porto Tawny, ou os franceses de Banyuls e Collioure, isto sem mencionar os Tokaji húngaros.
Uma boa brincadeira para tornar a noite mais divertida, é ousar e harmonizar a fondue de chocolate com um bom tinto de maior teor alcoólico. Um bom Cabernet Sauvignon ou um Malbec em torno de 15 graus fazem uma bela parceria”.

Ana de Andrade
Ana Import
Outros posts sobre Fondues
Fondue de Chocolate com Água de Rosas
Fondue de Queijo com Pão Australiano
Gosta de Fondue?

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*