Kebab Salonu

Kebab Salonu1 foto Cuecas na Cozinha - Kebab Salonu

O restaurante Kebab Salonu é parada obrigatória para quem gosta de comer bem. O chef executivo da casa, Rodrigo Libbos em parceria com o chef Fred Caffarena (que está à frente da cozinha), fazem uma comida turca, recheada de temperos e aromas. “Minha comida precisa ter sabor”, disparou Rodrigo; enquanto batíamos um daqueles saborosos papos, verdadeira aula de história e cozinha. A didática do chef é muito boa, afinal ministra aulas de gastronomia em duas faculdades, Senac e Mackenzie. O chef Fred Caffarena foi seu aluno e depois trabalhou como Sub Chef do Rodrigo nos antigos Kebab Salonu e Restô Augusta, que funcionaram durante um bom tempo na Rua Augusta (a duas quadras da Av.Paulista no sentido Centro).

Kebab Salonu Pides1 foto Cuecas na Cozinha - Kebab SalonuPides (esfihas turcas) massa fina, leve e crocante – aqui recheada com abóbora e pistache + cebolinha

Para a cozinha do Kebab Salonu os chefs e hoje sócios, estão em perfeita sintonia, quer seja por já terem trabalhado juntos durante um bom tempo, valorizando a comida turca e a rota do Kebab (vários países do Oriente Médio que tem o kebab como uma de suas comidas emblemáticas); ou mesmo por experiências vividas – Rodrigo, pela imensa pesquisa em diversos países do Oriente Médio e Fred por ter passado pelo incônico restaurante Asitane, em Istambul (Turquia), onde servem, ainda hoje, a cozinha Otomana, tradicional comida dos palácios.

Kebab Salonu Kebab home foto Cuecas na Cozinha - Kebab Salonu

Kebab de Picanha de Cordeiro – Carro-chefe da casa, à moda de Istambul. Com folhas, salada de cebolas assadas ao limão,azeite e sumac, e tomate grelhado (sem molho). Recheado com carne macia, bem temperada, envolta em pão leve e crocante.

Hoje o foco do Kebab Salonu  é a Turquia e a pegada é fazer comida boa, bem temperada, cheia de personalidade, com bom preço (o prato mais caro custava R$33 – na minha visita em Junho 2015) e nenhum frufru. O restaurante não tem garçom, você pede direto no caixa;  o ambiente é simples, sem deixar de ser descolado e alguns itens do menu são opções do dia- o caso das limonadas, dos chás, das Pides (esfihas turcas que sempre mudam de recheio) e das sobremesas.

Kebab Salonu prato1 1 foto Cuecas na Cozinha - Kebab SalonuSalada Tunisiana (Tabule de couscous de sêmola,tomates, azeitonas, folhas, ervas e molho de azeite e limão), Hommus (pasta de grão de bico),Taratour (molho de tahine), Cebolas fatiadas assadas entre temperos (fica caramelizada) e Falafel (bolinhos fritos de grão de bico). Falafel crocante por fora, macio por dentro e bem temperado. 

O cardápio é enxuto com quatro opções de saladas (como a deliciosa e bem temperada, Tunisiana – que leva tabule de couscous de sêmola, tomates, azeitonas, folhas, ervas e molho de azeite e limão). Sanduíches no Pão Lavosh [Kebab de Picanha de Cordeiro à moda de Istambul; Kebab com Kafta de Adana –espeto de kafta bovino; Kebab Indiano (única exceção à comida turca)– espeto de frango ao curry e coalhada com chutney de banana; Kebab Shish Tavuk – espeto de frango, salada, coalhada e batatas fritas no pão; e de Falafel – bolinhos fritos de grão de bico enrolados com hommus e taratour (molho de tahine)]. Completando o menu quatro pratos, que misturam as saladas do cardápio com cordeiro, kafta bovina, frango ou falafel. Entre os acompanhamentos, é possível pedir à parte Fritas ao zaatar, Hommus e Coalhada.

Para os bebes, limonadas de vários sabores, eu provei as de romã e amora (disponíveis no dia e muito boas), chás, refrigerantes, água e uma carta de cervejas elaborada pelo sommelier Saul Caffarena (irmão de Fred), que ficam disponíveis na geladeira para escolha do cliente. Finalizando a refeição um bom café turco, feito com ou sem cardamomo.

Kebab Salonu sobremesas1 foto Cuecas na Cozinha - Kebab Salonu

As sobremesas do Kebab Salonu ,como já citei, são as do dia. Na minha visita o chef Fred Caffarena tinha preparado,  o Revani – bolo de semola regado com calda de limao e doce de leite e o Malabie (que significa leite engrossado – com consistência de pudim e, no caso deles, um pudim firme engrossado com farinha de arroz, temperado com especiarias e regado com caramelo de pistache.

Acesse o site do Kebab Salonu.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*