Le Pain Quotidien Brasil

Le Pain Quotidien 1 1024x546 - Le Pain Quotidien Brasil

No final dos anos 80 o chef belga Alain Coumont estava insatisfeito com o fornecimento de pães para o seu restaurante em Bruxelas. Resolveu então, desenvolver suas próprias receitas e acabou por descobrir sua vocação de padeiro. Fechou o restaurante e em outubro de 1990 inaugurava a primeira Le Pain Quotidien (Pão de Cada Dia).

O sucesso foi grande e logo a Le Pain Quotidien tornou-se uma rede que, enquanto eu escrevo esse post, porque logo mais já abrirão tantas outras unidades, totaliza 170 lojas em 19 países. No Brasil a rede desembarcou há pouco tempo e  já conta com três unidades: Vila Madalena, Shopping Cidade Jardim e Itaim Bibi; mas logo abrem mais duas: Shopping Vila Olímpia e Jundiaí Shopping.

Le Pain Quotidien 589x1024 - Le Pain Quotidien Brasil

A ideia da Le Pain Quotidien, um misto de padaria com comidas rápidas, é fazer um pão diário simples e artesanal, que leva basicamente na massa farinha orgânica, água e sal. Massa que tem fermentação natural, é sovada e moldada à mão e deixada para descansar em cestos forrados de linho; depois é assada em fornos de pedra que permitem um pão com casca crocante por fora e macio por dentro.

Outra característica da padaria, que foca seu trabalho nos produtos orgânicos, é o aspecto rústico do ambiente e as mesas coletivas que convidam a uma convivência. Aqui no Brasil o comando das fornadas é dividido entre a chef executiva Paula Villas Boas e o chef Paulo König.

Le Pain Quotidien 2 768x1024 - Le Pain Quotidien Brasil

Não vou me prender aqui aos pães, claro que vale à pena ir lá prová-los! Aproveite pra pedir e saborear por lá a cesta de café da manhã que vem com uma boa variedade deles, além de suco de laranja e uma bebida quente.

Vou destacar os doces que merecem uma atenção especial, porque não é muito comum encontrar bons doces em padarias. A massa das mini tortinhas é crocante e saborosa, gostei muito da de frutas vermelhas. A torta de pêssego também é de lamber os beiços, o sabor do pêssego se envolve com a massa e tudo fica bem molhadinho. Outro destaque é a torta de pistaches, que mais parece um bolinho macio. Não é à toa que essa vitrine é a primeira que me deparei ao entrar na unidade do Itaim.

Le Pain Quotidien 5 1024x917 - Le Pain Quotidien Brasil

na foto anterior a tortinha de frutas vermelhas que eu falei e nessa foto a torta de pêssego e de pistache

(fotos Alessander Guerra – Cuecas na Cozinha)

Alessander Guerra

3 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*