Novas possibilidades na Gastronomia Funcional

trouxinhas - Novas possibilidades na Gastronomia Funcional

Na coluna de hoje, o chef Marcelo Facini mostra Novas possibilidades na Gastronomia Funcional, contando um pouco sobre sua participação no VIII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional onde conheceu o  Chef Zeca Baldarena que é especialista em massas sem glúten, sem lactose e algumas ainda sem ovos. Para completar o colunista de Gastronomia Funcional do Cuecas na Cozinha publica sua  receita de Trouxinhas ao forno (sem glúten e sem lactose).

Em meados de setembro tive o privilégio de participar no VIII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional. Foi uma aula de nutrição, bem como abriu ainda mais as possibilidades para facilitar uma dieta saudável oriunda da Gastronomia Funcional.

Um dos stands que para mim mais se destacou foi o do Chef Zeca Baldarena, do Santo Dom. Ele é especialista em massas sem glúten, sem lactose e algumas ainda sem ovos! Claro, tive que prová-las e logo comprei alguns tipos para mim: o ravióli de abóbora, a massa para lasanha, a massa para pastel e a massa seca sem glúten e sem lactose e sem ovos feita com quinua. Este fornecedor fica em Mogi das Cruzes mas pode fazer entregas para São Paulo a partir de encomendas de R$ 300,00.

Cheguei em casa no primeiro dia de congresso e ofereci às minhas visitas uma nova criação minha: trouxinhas feitas com massa de pastel ao forno. Como havia participado de um evento e tinha algumas sobras quis fazer a experiência recheando as trouxinhas com: frango com quiabo, outra com berinjelas, tomates e palmitos e outra com queijos de ovelha (sem lactose). Bem, foi um sucesso e tanto. As trouxinhas ficaram crocantes e saborosas. No dia seguinte, no congresso, fui novamente falar com o Chef Zeca e mencionei a minha experiência. Ele ficou surpreso com esta nova utilização de sua massa e disse que irá testá-la também. Acabei recebendo de presente uma outra massa, agora um caneloni recheado de tomate seco e tofú. Que já posso dizer à vocês que estava delicioso.

Em um próximo post colocarei dicas de pães, doces, outros produtos que vocês irão se deliciar. Posso dizer que com a gastronomia funcional não se sente falta de nada, podemos substituir tudo e ainda, por algo mais saudável.

 

Segue abaixo a minha receita de Trouxinhas ao forno feitas com massa de pastel do Santo Dom:

Quantidade: 6 trouxinhas

Massa:

6 massas de pastel (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes para o recheio:

O que te dar na telha….só não coloque recheios muito molhados pois irá vazer quando estiver no forno. A minha sugestão é uma mistura de:

2 colheres de azeite de oliva (não o extra virgem, ok?)

3 colheres de molho Shoyo (molho de soja)

1 cebola roxa bem picadinha

1 pacote de 70g de tofu defumado original (ou pode ser também com sabor shimeji ou tomate seco)

1 pacote de cogumelo Shimeji

1 lata de palmito ecológico

6 Castanhas do Pará ou castanhas de caju

Cheiro verde para temperar

1 gema de ovo para pincelar

 

Preparação:

Doure a cebola no azeite. Adicione o shimeji e o molho de soja. Deixe cozinhar por uns 7 minutos acrescentando um pouco de água para não secar totalmetne. Acrescente o tofu defumado picado. Doure por alguns instantes. Coloque o palmito picado e finalmente as castanhas picadas. Adicione cheiro verde e reserve.

Em cada massa de pastel, coloque uma colher do recheio. Com cuidado, feche a massa em forma de trouxinhas e as coloque em forminhas redondas (tipo de empadas ou muffins). Pincele as pontas com a gema batida.

Leve ao forno pré-aquecido (por uns 10 min) a 250 graus por uns 15 min ou até que as trouxinhas estejam já bem douradas. Sirva-as com baby beet (raminhos de beterraba) ou com brócolis.

Até a próxima com mais dicas e receitas.

 

 

 

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*