>Pará Pie

>

31+Mixirica  - >Pará PieE o desfecho dessa comemoração não podia ser melhor. Alguém por um acaso pensou que faltaria Mixirica no Cuecas? Ops…! Não minha gente! A Tatu, mesmo gravidíssima, antes de correr para dar à luz a uma bela menininha (Parabéns a ela e ao Estevam, que aliás fotografou a receita acima) , mandou seu pratinho especial para a nossa festa.

A Pará Pie está no delicioso livro de receitas da Tatu – “A peleja do alecrim com o coentro e outros causos culinários: receitas de cordel” . Eu fui na concorrida noite de autógrafos, que contei aqui.
Oi Ale! Desculpe a demora. Últimas semanas de grávida, na maior correria com os preparativos em casa e no trabalho.

Seguindo sua sugestão, separei uma receita que está na Peleja e é uma das minhas favoritas, a torta de castanha do pará.

um beijo e parabéns pelo aniversário do blog.
Tatu

Pará Pie
massa

– 1 xícara cheia de farinha de trigo
– 1 xícara cheia de farinha de trigo integral
– 140g de manteiga
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 45ml de água gelada
– feijões para assar

Em uma tigela, misture as farinhas e o açúcar. Junte a manteiga em pedaços e quebre com os dedos, fazendo uma farofinha. Derrame a água gelada e sove um pouquinho. Faça uma bolota de massa, enrole no filme plástico e gele durante 30 minutos. Depois de gelada, abra a massa sobre um pouco de farinha e forre uma fôrma média de torta, untada. Coloque papel manteiga sobre a torta e a encha de feijões. Pré-asse por 14 minutinhos em forno médio, sem deixar pegar cor. Tire do calor, tire os feijões e reserve.

recheio

– 150g de açúcar
– 200g de melado de cana
– 60g de manteiga, derretida
– 3 ovos
– 1 pitada de sal e um cheiro de cravo em pó
– 1 colher de sopa de cachaça envelhecida
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– raspas da casca de 1 mexerica
– 1 xícara e meia de castanhas do Pará.
Em uma tigela, misture o açúcar, o melado e a manteiga derretida. Abra os ovos em uma tigelinha à parte, acrescente a eles uma pitada e sal e um pouquinho só de cravo em pó e bata levemente com um fouet (batedor de arame). Despeje os ovos batidinhos na mistura de melado e coloque lá também a cachaça e as raspas de mexerica, misture. Pique metade das castanhas bem picadinhas e corte o resto delas em metades. Juste as castanhas à mistura, mexa e pronto. Despeje o recheio na massa pré-assada e leve ao forno médio-fraco (180°C) por cerca de 40 minutos, ou até que o recheio fique firme, mas sem endurecer, e as bordas da massa dourem. Sirva com chantilly.

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*