Periquita Red Blend

Antes de mais nada, o Periquita Red Blend pode ser uma novidade no Brasil, mas você sabia que a primeira nota fiscal emitida pela vinícola José Maria da Fonseca pro nosso país data de 1881?

Então, senta que lá vem história! (Atenção! Post indicado para maiores de 18 anos)

Periquita Red Blend Tomas Baiao 879x1024 - Periquita Red Blend

Em 1834 José Maria da Fonseca funda, em Vila Nogueira de Azeitão, uma empresa com seu nome, que tinha por objetivo a produção de vinhos.

Poucos anos se passam até que a marca Periquita é criada dentro do grupo em 1850, tornando-se o principal rótulo exportado até hoje.

Quase dois séculos de história se passaram e a vinícola José Maria da Fonseca continua uma empresa familiar, hoje a 6a e a 7a geração estão no comando. Tendo a proposta de sempre modernizar os processos para atender os mais variados mercados, as marcas da empresa já estão presentes em 70 países.

Desde o início, o mercado brasileiro foi estratégico para os rótulos Periquita. A primeira nota fiscal, como disse anteriormente, data de 1881. A marca é tão importante por aqui, que eles resolveram lançar um produto para o mercado brasileiro.

Periquita Red Blend Ale Guerra e Tomas Baiao 985x1024 - Periquita Red Blend

Periquita Red Blend

O sucesso da marca Periquita no Brasil, levou o grupo a pensar num blend exclusivo para o país. Sabendo que boa parte dos brasileiros tende para um paladar mais doce e frutado, pensaram então num vinho que atendesse a essas necessidades.

Periquita Red Blend é feito com um corte das uvas Castelão e Alicante Bouschet. A Castelão utilizada em 85% do blend é uma uva muito frutada, por outro lado, a Alicante Bouschet utilizada em 15% do blend traz uma concentração de cor muito forte.

Enfim, o resultado obtido é um vinho agradável para a gastronomia conforme me disse Tomás Baião, gerente de exportação da marca.

Aliás, falando em degustação #ficaadica assista o vídeo e participe dessa nossa degustação virtual com muitas dicas para aproveitar em casa.

Aroma

Possui notas de frutas vermelhas, alguma nota de tabaco, bem como um toque de baunilha, graças ao envelhecimento durante 6 meses em barricas de carvalho francês e carvalho americano.

Dessa forma se percebe logo a doçura e a fruta, muito evidentes no aroma. Em seguida, fazendo a degustação veremos que a boca corresponde ao mesmo que foi sentido no nariz.

Por ser mais doce e frutado, a sugestão é consumir o vinho à temperatura de 11 graus.

Paladar

Fruta vermelha em compota, baunilha e alguma groselha. Então, o que predomina na boca é a fruta madura e doce.

Seguindo o lema da marca “Periquita descomplica”, a ideia foi criar um vinho agradável, muito fácil de beber e redondo.

 

Periquita Red Blend harmonizacao 768x1024 - Periquita Red Blend

Periquita Red Blend – Harmonização

Eu e Tomás Baião fizemos a degustação do Periquita Red Blend no Altruísta Osteria & Enoteca em São Paulo. O chef Sebastião Vilmar, preparou sua saborosa Paleta de Cordeiro com Aligot para harmonizar.

Conforme o chef explica no vídeo, a doçura da carne de cordeiro harmoniza por semelhança com o vinho.

Em seguida, perguntei ao Tomás sobre outras harmonizações possíveis.

Segundo ele, uma das características dos vinhos da região de Setúbal em Portugal, onde se produz o Periquita Red Blend, é a boa acidez dos vinhos. Dessa forma, como carnes grelhadas possuem gordura ele harmoniza bem.

Há ainda a harmonização com queijos, paixão comum de brasileiros e portugueses.

Enfim, outra dica é harmonizar com sobremesas que não sejam muito doces, como, por exemplo as que contém chocolate com maior porcentagem de cacau.

Serviço

No Brasil a marca Periquita é importada pela Interfood, possui uma grande distribuição e pode ser encontrada nos mais diversos mercados de Norte a Sul.

Obs: Esse post é uma parceria patrocinada pela importadora Interfood, vinícola José Maria da Fonseca, vinhos Periquita.

Atenção! Indicado para maiores de 18 anos. Se beber não dirija!

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*