NUU Alimentos

Quem me acompanha sabe que, antes de mais nada, o que gosto de fazer por aqui é contar histórias e cozinhar ideias. Assim, preciso falar pra você sobre o trabalho inspirador da Rafaela Gontijo, criadora da NUU Alimentos.

NUU Alimentos Pao de Queijo com Goiabada 1024x1016 - NUU Alimentos

Gostaria de adiantar que tem pão de queijo no meio então, já sabe que é bom! Brincadeira, seria bom mesmo sem pão de queijo. Mas tem, então…

Se você empreende ou quer empreender, saiba que existe sim um caminho sustentável e mais do que isso, regenerativo; basta informação.

Aliás, informação é a melhor ferramenta de qualquer negócio e funciona, igualmente, para o bem-estar pessoal.

#ficaadica ler o depoimento generoso da Rafaela, que compartilhou conosco sua jornada.

Jornada, que já percorreu um longo caminho, mas ainda vai bem longe, sem tempo pra terminar.

Espero que pra você seja inspiração à primeira vista, como foi pra mim.

Não só nós podemos, como vamos sim, mudar o mundo! A gente merece!

NUU Alimentos Rafaela Gontijo 3 783x1024 - NUU Alimentos

NUU Alimentos por Rafaela Gontijo

“Seis anos atrás tive vontade de trazer o pão de queijo clássico de fazenda aqui para o Rio. A indústria tinha ultra industrializado o pão de queijo que se transformou num “pão de que” e não num pão de queijo.

Acho que a gente, enquanto mineiro, tem uma responsabilidade com esse quitute que foi criado no século XVIII nas fazendas de Minas e ao longo do tempo foi perdendo a essência que é ter bastante queijo, leite, ovos, enfim.

A NUU Alimentos começou daí, começou na cozinha da minha casa, literalmente. Eu fui crescendo. Trabalhava com feirinhas de produtos na cidade do Rio de Janeiro. Então, entrei nas redes de varejo na Zona Sul do Rio. Depois, fui pra São Paulo, entrei no Pão de Açúcar, St. Marche, Carrefour, enfim, comecei a crescer a marca.

NUU Alimentos Feirinha 1024x996 - NUU Alimentos

Filhas gêmeas, pandemia e mudanças

Dois anos e meio atrás eu tive filhas gêmeas e seis meses depois veio a pandemia. Foi um marco na história da NUU Alimentos, porque a gente mudou todo o modelo de negócios.

Voltei pra fazenda onde eu nasci que é em Pato de Minas (MG), onde meus pais moram. Queria fugir da pandemia e ter uma ajuda com as crianças para continuar trabalhando.

No caminho de ida pra lá, são 12 horas de estrada, vi a mudança dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. O impacto do agronegócio em cima da biodiversidade. Da perda da biodiversidade! Então me propus a investigar os impactos da empresa que eu estava construindo, no futuro das minhas filhas.

NUU Alimentos Pao de Queijo fazenda 1024x1014 - NUU Alimentos

Pesquisa

O primeiro dado que eu cruzei, foi um dado de 2014 da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas) dizendo que se a gente continuar a produzir da forma como a gente produz, só temos mais 60 colheitas.

Uma coisa foi puxando a outra. Tem 2 anos que eu pesquiso sobre empresas regenerativas e quais são os caminhos pra gente curar esse sistema alimentar que tá quebrado: 1/3 de desperdício de todo o alimento produzido; 15% de emissões de gás de efeito estufa vindos da pecuária; desmatamento da Floresta Amazônica pra uma pecuária extrativista de corte e de leite.

A quantidade de plantas que a gente pode comer, são mais de 31 mil plantas comestíveis, mas quase 50% do que consumimos vem só de milho, trigo e soja. Então comecei a investigar quais eram esses números e o que a gente podia fazer.

NUU Alimentos Queijo Cura 1024x945 - NUU Alimentos

Ponto de Virada

A primeira coisa que fizemos foi mapear as nossas emissões de gás de efeito estufa e diminuir no máximo o que podíamos.

Meu primeiro passo, foi fazer a fábrica própria que foi construída nos moldes de economia circular. Então, tem energia fotovoltaica, tratamento de efluentes, retenção de água de chuva.

Nasceu, carbono neutro, e veio pra provar que é possível ter uma indústria de alimentos com alta tecnologia, mas com princípio de economia circular.

A gente fala que a gente hoje é uma “foodtech caipira”, porque temos os princípios tecnológicos, ultracongeladora, indústria 4.0; mas também usamos ingredientes de pequenos produtores rurais, 80% dos nossos insumos estão em até 40 km da fábrica.

NUU Alimentos Queijo 1024x1022 - NUU Alimentos

Transformando o entorno

Então, comecei a entender como eu levo para esse pequeno produtor princípios de agricultura regenerativa e, dessa forma, como eu o ajudo a sair de uma monocultura ou de uma produção de leite ou de queijo, sem bem-estar animal e com degradação do solo. Preciso impulsioná-lo a fazer essa mudança.

Começamos a trabalhar com algumas esferas internacionais pra poder viabilizar esses projetos. Fomos financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e trabalhamos com a ONU, a fim de escalar agrofloresta no Brasil.

Acabou que essa causa foi ficando cada vez maior. A emoção de saber do papel e da importância de consertar o sistema alimentar fez com que a gente trabalhasse também com medidas paralelas que não necessariamente beneficiam a empresa em si. São muito mais macro e a gente trabalha com outros atores como Embrapa, Sebrae, Emater, Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente.

A NUU Alimentos foi crescendo também. Lançamos a fábrica e três linhas de produtos, todas Carbono Neutro.

NUU Alimentos Pao de Queijo1 1024x701 - NUU Alimentos

Próximo Passo: Crescimento Sustentável

A gente agora está se preparando para dar um próximo passo de crescimento da marca, chegar em mais pontos de venda.

O princípio de startup é muito de scale-up, de crescer, crescer, crescer; mas se você cresce sem puxar uma cadeia virtuosa, você está destruindo essa cadeia, quanto mais você cresce.

Por isso, a gente fez esse trabalho de scale dip, que é entender como você conserta essa cadeia para aí sim, se sentir confortável para crescer”.

NUU Alimentos Pao de Queijo com Doce de Leite 1006x1024 - NUU Alimentos

NUU Alimentos

Não disse? Incrível o depoimento da Rafaela Gontijo, né?

Algumas informações adicionais:

NUU vem da clássica expressão mineira “nuu”. Algo como: “bão demais da conta”. Pra marca também simboliza um produto “nú”, sem glúten, corantes ou aromatizantes.

Nas embalagens, desenvolvidas pelo designer Ian Lenz, marido de Rafaela, a lista de ingredientes ganha destaque com o slogan “Ingredientes, ou melhor, protagonistas da nossa história”, como o queijo, leite, ovos, polvilho, água, manteiga, sal e só.

A NUU Alimentos ganhou da ONU o prêmio “UN Best Small Business: Good For All”, como uma das 50 empresas mundiais a liderar o movimento de alimentação regenerativa.

NUU Alimentos Carbono Neutro 1024x1011 - NUU Alimentos

Carbono Neutro

Carbono neutro, significa que a empresa calcula e zera as emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida do produto, do solo ao prato.

A Way Carbon e Amigos do Clima auxiliam no cálculo de emissão de gases de efeito estufa. O caminho para chegar até o resultado considera desde os gases emitidos pela pecuária leiteira até o forno onde os produtos são finalizados na casa do consumidor.

Em 2021, por exemplo, estimaram gerar 585 toneladas de CO2e. A compensação foi feita com a preservação da Floresta Amazônica em Paragominas, no Pará.

NUU Alimentos Fabrica 1024x676 - NUU Alimentos

A nova fábrica da NUU Alimentos tem capacidade instalada para 100 toneladas/mês. Foram investidos R$3,5 milhões. São 210 placas de energia fotovoltaica (210 módulos de 445 wp – 93,45kWp, economia de aproximadamente R$ 11.000/mês de energia), captação de água de chuva de 10.000 litros e piso de concregrama para absorção de água, fossa filtro para tratamento de efluentes, janelas de vidro para utilização de luz natural, telha termoacústica para manter a temperatura 4 graus abaixo da área externa e composteira em terra para resíduos orgânicos além de ter 100% de compensação de embalagens pelo selo Eu Reciclo.

A escolha dos fornecedores é parte fundamental no processo. As fazendas estão no máximo a 40 km. A empresa tem um ranking de desenvolvimento de fornecedores feito em parceria com a Invista Foods. O modelo exige que se faça uma análise primária e um checklist. Se o pequeno produtor tiver nota acima de 70 ele pode ser um parceiro da NUU e passar por um programa de capacitação para adequação aos princípios de sustentabilidade.

NUU Alimentos embalagem sem gluten 1008x1024 - NUU Alimentos

Produtos NUU Alimentos

Além dos pontos de venda, agora também é possível comprar pela loja online acesse o www.nuualimentos.com.br para receber em casa.

NUU Alimentos Pao de Queijo embalagem 1024x1014 - NUU Alimentos

Pão de Queijo

Foi assim que começou a história do pão de queijo NUU, uma receita que nasceu na fazenda em Patos de Minas (MG), só com ingredientes naturais e queijo curado feito pelas mãos de quem sabe: pequenos produtores e produtoras do Cerrado Mineiro.

Pão de queijo congelado, sem glúten, com queijo artesanal e carbono neutro. Uai not?

NUU Alimentos Palitinho de Tapioca 922x1024 - NUU Alimentos

Palitinho de Tapioca

Queijo artesanal, tapioca, leite, pimenta e só! É o primo irmão do dadinho de tapioca.

Vendido congelado pode ser frito, assado, desde a airfryer até o fogão à lenha pra ficar bem crocante.

Sem glúten, com queijo artesanal e carbono neutro.

NUU Alimentos Pizza de Pao de Queijo 1024x1009 - NUU Alimentos

Pizza de Pão de Queijo

Tudo começou por acaso, a NUU teve uma loja temporária no Rio de Janeiro num lugar que era uma pizzaria, ou seja, tinha um forno.

Num dia o chef Erik Nako descongelou alguns quilos de pão de queijo para testes e sobrou bastante.

Para não desperdiçar resolveu então, retrabalhar a massa, abrí-la e inspirado no local, assá-la feito pizza. Não é que deu super certo!

Hoje a marca está lançando cinco sabores de pizza. Todos feitos com massa fininha, sem glúten, porque afinal é feita com polvilho artesanal produzido na região e queijo curado de pequenos produtores, bem como, molho caseiro.

Os sabores: Margherita (feita com queijo de leite cru); Linguicinha (com embutido de produção artesanal) e Frango defumado (leva requeijão produzido na região). As doces, valorizam clássicos da culinária mineira: Doce de Leite e Goiabada com Queijo.

NUU Alimentos Caixas de Pizzas Sabores - NUU Alimentos

Enfim, se você gostou dessa sugerimos outras matérias da sessão Cozinhando Ideias 

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*