Petit Gâteau

Vou passar pra vocês duas receitas de Petit Gâteau de chocolate que eu faço. Ainda não sei qual delas prefiro, por isso resolvi publicar as duas para que vocês possam testá-las e tirar suas próprias conclusões.

Petit Gateau 1 - Petit Gâteau

A primeira receita de Petit Gâteau de chocolate eu faço há tempos, nem me lembro mais onde foi que peguei e como fui adaptando até aqui. A segunda é mais recente, peguei no livro de receitas “as doceiras”  (Companhia Editora Nacional) das chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão proprietárias do delicioso Las Chicas.

Os ingredientes do Petit Gâteau e a forma de preparo são os mesmos nas duas receitas, só mudam as quantidades utilizadas. O acréscimo de bebida alcoólica nas duas receitas ficou por minha conta. Originalmente, nenhuma receita de Petit Gâteau de chocolate leva bebida, mas eu gosto de colocar!

 

Receita de Petit Gâteau 1

50 g de manteiga

140 g de açúcar

100 g de farinha de trigo

250 g de chocolate meio amargo

5 gemas

5 ovos

1 toque de Grappa/ Whisky/Cachaça/ bebida alcoólica que preferir (opcional)

Ah! Precisa também de 12 forminhas com 7 cm de diâmetro untadas com manteiga

Sorvete de Chocolate Branco para acompanhar. Açúcar para enfeitar e se tiver umas raspas de chocolate vai ser tudo de bom.

 

Receita de Petit Gâteau de Chocolate do livro “as doceiras”

200 g de chocolate meio amargo derretido

200 g de manteiga

4 ovos

4 gemas

1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara de farinha de trigo peneirada

Manteiga para untar as forminhas

Sorvete de creme para acompanhar

 

 

MODO DE PREPARO (igual para as duas receitas

Numa tigela em Banho-maria leve para derreter o chocolate (picado em pedaços) com a manteiga (também em pedaços). Misture direitinho! Não vai deixar o chocolate com raios dourados de manteiga, hein!

Agora em outra tigela (é vai ter que sujar outra) misture as gemas, os ovos e o açúcar.

Hora de juntar tudo, despeje a mistura de chocolate derretido (espere esfriar um pouco para não cozinhar as gemas) na mistura de ovos. Vá mexendo e adicionando também aos poucos a farinha de trigo peneirada.

Coloque um pouquinho de Grappa ou outra bebida de sua preferência, misture e distribua nas forminhas (não encha até a boca porque cresce um pouco).

Deixe o forno aquecer na temperatura de uns 200 graus e leve para assar (dá também pra congelar ou deixar na geladeira para mais tarde é só cobrir com filme plástico).

O ponto é quando a tampinha do petit gateau já fez uma crostinha (cerca de 8 minutos).

Tire deixe esfriar uns 2 minutos e desenforme com cuidado porque dentro do bolo está molinho.

 

x  Banho-maria – Atenção esse banho nada tem a ver com a higiene daquela senhora. É apenas esquentar água em uma vasilha, desligar o fogo e levar a panela com o chocolate para derreter sobre a água quente.

 

 

 

Alessander Guerra

5 Comentários

  1. Haha , adorei a definição do “”banho maria””!!! Realmenet pra quem nao é muito fa de cozinha, como alguns cuecas, podem sugir essas confusões! ahah
    delicia de petit gateut!

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*