Picles de Cebola com Batata

Picles de Cebola e Batata home - Picles de Cebola com Batata

Tudo começou com uma pergunta do José de Goes no Facebook: “Quero uma receita de picles de batata/cebola….tem alguma na manga?”. Eu respondi: “Não tenho, mas todas as receitas que precisar pode ir no www.cuecasnacozinha.com.br e acessar o campo de busca de receitas. abraço”. Ai ele me escreveu: “Dando um retorno… fiz um mix de receita da net. Mas acho que ficou legal. Em três ou quatro dias, provo a receita, e dou retorno se funcionou..rss!”. Então eu disse: “Se funcionar tira uma foto legal em alta resolução e me manda com a receita  que eu publico com seu crédito. Claro, se vc topar! abraço”. E aqui está o resultado da minha conversa com o José de Goes.

Picles de Cebola com Batata

Conforme combinado pelo face, envio receita de compota de cebola com batata. Deu certíssimo, ficou deliciosa.

Recebi umas visitas e aprovaram. Servimos com mostarda trufada, salsicha branca e outros petiscos… vinho, espumante, cervejinha… rolou de tudo um pouco.

Podia ter fotografado os pratos montados, mas não queria que os convidados desconfiassem que estavam sendo cobaias… pra compensar, montei uma bancadinha improvisada.

Segue a Receita:

  • 500 gramas de batata bolinha (dê preferência para as menores);
  • 500 gramas de cebolinha (cebolas pequenas);
  • 500 ml de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 xícara de óleo;
  • 1,5 xícara de vinagre de álcool ou maçã;
  • 5 dentes de alho socados;
  • 5 dentes de alho inteiros;
  • 1 colher de pimenta cumari (opcional);
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 xícaras de azeitonas inteiras (opcional)
  • 1/2 colher de orégano;

 

Modo de Fazer:

primeiro passo:

Lavar bem as batatas e depois ferver por cinco a dez minutos (dependendo do fogo) com água, meia xícara de vinagre e sal, deixando-as em ponto “al dente”. Escorra, seque as batatas e reserve.

segundo passo:

Numa panela grande, ferver o azeite, o vinagre, o óleo e somente o alho socado e as batatas por cima, deixando uns cinco minutos após a fervura. Se a compota for consumida num só evento, deixar as batatas macias com esta fervura. Tire do fogo e deixe esfriar.

Se for consumir em várias ocasições, aconselho o ponto al dente. A conserva cuidará disso.

terceiro passo:

Numa compoteira grande, ponha primeiro as batatas e as cebolas com cuidado para não amassar. Cubra com o molho que restou da fervura, até cobrir completamente a conserva.

Finalmente, ponha os dentes de alho inteiros e um tipo de erva de sua preferência – orégano, alecrim ou manjericão.

Deixe marinar por pelo menos três dias para o primeiro consumo. A conserva estará com um sabor perfeito após cinco dias. Melhor consumir em até quinze dias.

Aproveite o molho para cobrir saladas. Caso não consuma toda a compota, processe o restante das batatas, cebolas e molho e tempere bruschetas, sopas, quiches de alho poró. O molho processado também é ideal para temperar carne de porco, peito de frango ou peixe assado no forno.

Espero que gostem do resultado. Um abraço!

 

 

Alessander Guerra

Um Comentário

  1. Boa noite … Amigos …

    Sensacional a receita … mas estou com uma pequena dúvida … a cebola não passa por nenhuma fervura antes ??? Forte abraço e sucesso sempre …

    Wagner

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*