Pedi a banqueteira Gil Gondim e a Editora Senac que fizessem a gentileza de ceder essa receita de Pingo de leite, que faz parte do livro Conservas do Meu Brasil – compotas, geleias e antepastos; escrito pela chef.
Sobre a receita, todo mundo sabe o quanto Pingo de leite é bom! Sobre o livro, é igualmente saboroso, dividido em 58 receitas e cinco capítulos: compotas, feitas com frutas inteiras ou em pedaços, cozidas em calda de água com açúcar e aromatizadas, doces, geleias, conservas (doces ou salgadas) e, finalizando, antepastos e picles; tudo fotografado por Luna Garcia do Estúdio Gastronômico.
Conservas do Meu Brasil, livro da Editora Senac São Paulo, apresenta técnicas como a correta higienização das matérias-primas e dos vidros, utensílios e panos de prato, dicas para o envase, pasteurização e validade; enfim, o que faz diferença no resultado da qualidade e conservação dos produtos. Há compotas de goiaba, sapoti, cupuaçu, abóbora, jaca, pera, figo verde, para citar algumas. Doces como, o Pingo de Leite, goiabada cascão, doce de leite, de banana, de uva, de cidra, ih tanta coisa boa! No capítulo das geleias, tamarindo, cachaça, jabuticaba e, entre as conservas doces e salgadas – as de cítricos, tomate, ameixa, pimenta dedo-de-moça, pinhão, batata bolinha e pequi. Para finalizar os antepastos e picles, sardela, berinjela à Piemontese, guariroba, cogumelo, pirarucu seco, picles de verdura. Enfim, uma verdadeira viagem pelo Brasil!
A mineira Gilmara Gondim, criou em 2004 a banqueteria que leva o seu nome Gil Gondim. A preocupação constante com a origem e excelência dos produtos, que entram na sua cozinha, a levaram numa busca pessoal por melhores ingredientes e produtores; daí a redescoberta do seu amor por conservas, foi um pulo. Afinal, compotas, doces e outras conservas, já faziam parte de suas memórias de criança, quando participava com familiares do preparo dos recheios dos vidros, que ficariam repletos de cores e sabores e que seriam consumidos nos finais de semana.
Receita de Pingo de Leite
A junção de dois ingredientes e seu tempo de cocção são fundamentais para se ter um excelente resultado. O que difere um pingo de leite de um doce de leite tradicional é sua cor e sua textura: o primeiro tem cor intensa e sabor marcante, já o segundo é mais suave e tem cor menos vibrante.
Ingredientes
rendimento 3 vidros de 600 ml
7 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio
6 litros de leite tipo A
Preparo
1. Em uma panela, dissolva o açúcar e o bicarbonato de sódio no leite e leve ao fogo baixo por aproximadamente 1h30, mexendo sempre até dar o ponto bem cremoso (tipo brigadeiro de colher).
2. Acondicione em vidros esterelizados e faça o processo de pasteurização (vácuo).
Dica: Doce tradicional em Minas Gerais, nada melhor do que um queijo Minas para acompanhá-lo ou mesmo um pão de queijo bem quentinho.
Nota da Autora: este pingo de leite me faz recordar os inúmeros domingos que almoçávamos na casa da Dona Ireni, pois sempre havia um vidro desse doce para a sobremesa. Quando não tinha, é porque meu pai não havia levado leite de vaca da roça, já que, segundo ela, só servia se fosse esse leite. Coisas de Dona Ireni!
Serviço
Conservas do meu Brasil | compotas, geleias e antepastos
Autor: Gil Gondim
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 144