Receita de Broa de Fubá

Broa de Fubá - Receita de Broa de Fubá

Essa receita de Broa de Fubá é um reflexo da cultura popular em torno de um ingrediente bastante versátil: o milho. Infelizmente nas grandes capitais, especialmente em São Paulo, só lembramos dele nas festas juninas; afinal do milho surgem pratos emblemáticos juninos como: milho verde, pipoca, pamonha, canjica, cuscuz, curau, suco, bolos e doces. Deveríamos tê-lo como maior aliado em nossas cozinhas, usando a farinha, o fubá, a espiga e até a quirera, que está sendo utilizada por grandes chefs em pratos prá lá de especiais.

“Além de ser um produto saboroso e versátil, o milho é ainda um importante aliado de nossa saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, especialista em nutrição clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral GANEP/SP e pelo Centro de Pesquisas VP/SP, além de ser discente em Nutrição Esportiva pela UNICSUL/SP. O milho é rico em fibras, que ajudam a diminuir o nível de colesterol e de açúcar no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. É também uma boa fonte de vitaminas A, B1 (que ajuda a quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia) e C, além de magnésio.

Outro destaque é a  presença de carotenóides, composto que confere a característica cor do milho e contém duas importantes substâncias: a luteína e a zeaxantina. “Essas substâncias ajudam muito a proteger a visão dos raios ultravioleta e também previnem a degeneração e até a catarata”, destaca a nutricionista. Até o consumo do chamado “cabelo de milho”, presente nas espigas, proporciona benefícios, sua ação diurética ajuda a diminuir o excesso de ácido úrico. “Basta fazer um chá e ir consumindo ao longo do dia”, recomenda Karin.

Sobre a pipoca ela diz: “Aquela parte branquinha é rica em amido resistente, que é interessante para o intestino e também para diminuir o nível de açúcar no organismo. E a casquinha da pipoca é rica em antioxidantes”. Finalmente, a nutricionista lembra que o milho é uma ótima opção para as pessoas com intolerância ao glúten.

 

BROA DE FUBÁ

Ingredientes:

100g de fermento biológico

1kg de farinha de trigo

4 xícaras (chá) de leite

4 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

100g de manteiga

2 xícaras (chá) de fubá mimoso

1 colher (sopa) de erva-doce

Água (o suficiente)

Manteiga para untar

farinha de trigo para polvilhar

 

Modo de preparo
Em um recipiente misture o fermento com 1 colher (sopa) de farinha de trigo e ½ xícara (chá) de leite. Deixe descansar por 10 minutos e reserve.

Despeje na batedeira os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga, o restante do leite e a mistura de fermento reservada.

Bata até misturar bem. Coloque em um refratário fundo e, aos poucos, adicione a farinha de trigo, o fubá e a erva-doce, sem parar de mexer, até formar uma massa macia. Deixe descansar por 30 minutos e modele as broas.

Pincele com água e polvilhe com um pouco de fubá. Unte uma assadeira com a manteiga e polvilhe com a farinha de trigo.

Distribua as broas e leve ao forno préaquecido (180ºC) por 1 hora ou até que a broa doure.

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 12 porções

 

receita e foto da Abimilho

 

 

 

Alessander Guerra

7 Comentários

  1. O que posso dizer de vcs meus queridos nada mais, pois vcs valem ouro em todos os requisitos, pois tudo o que vcs fazem , nós aqui desse lado sabemos que é feito com muito amor por parte de cada um de vcs
    Sabe aprendi a fazer o meu primeiro pão com o nosso Amado e Saudoso Benjamin Abraão e depois se estendeu para a minha ou seja nossa Amada Palmirinha Onofre e lógico que tbm na época um pouco tímido o nosso querido tbm Rogério Shimura e para completar chega vcs todos do Bem Simples para fechar esse quadro gastronomico e assim fachar com uma chave de ouro
    Amo cada um Vcs e quem sabe um dia eu tenha condições para assim conhecer cada e assim poder dar um abraço bem apertado

  2. Continuando !!!
    Deixo aqui o eu Abraço e Um Grande Bjo a Todos Vcs regado com muito carinho!!!
    Atenciosamente

    Vossa Fã!!!!

    Janira

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*