Receita de pão caseiro com calabresa

pao caseiro com calabresa1 898x1024 - Receita de pão caseiro com calabresa

Outro dia publiquei essa foto no Instagram e várias pessoas me pediram para publicar a Receita de pão caseiro com calabresa. É uma receita de pão caseiro  bem simples, fácil e prática de fazer. Vamos lá:

Receita de pão caseiro com calabresa

Despeje em uma bacia grande – 4 xícaras e 1/2 de farinha de trigo peneirada (faz toda a diferença peneirar para o resultado final mais macio e uniforme) + 1 xícara de farinha de aveia (eu coloco porque além de ser nutritiva, pra mim deixa o pão mais leve e macio – essa não precisa peneirar).

aí coloque 3 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres de chá de sal + 2 colheres de sopa fermento biológico seco instantâneo

mistura bem todos os ingredientes secos com uma espátula

acrescente 3 colheres de sopa de óleo + 2 xícaras de água morna

aproveite aquela espátula que vc mexeu os ingredientes secos e agora mistura tudo. Vai ficar meio melecado e vc não precisa sujar a mão ainda, afinal vai ter que colocar aos poucos mais farinha de trigo até dar o ponto da massa não grudar mais nas mãos. Quando perceber que a massa já está mais firme, coloque suas mãos para começar a amassá-la sem medo de ser feliz. Vai acrescentando a farinha de trigo até que solte completamente das mãos. Soltou e a massa já ficou uniforme capricha nos “amassos” (rs).

Deixa descansar por, pelo menos, uma hora, dentro do forno mesmo (que é um lugar mais tranquilo) – sem ligar tá! não é hora de assar o pão ainda!

Preparando a Calabresa

Pegue uma linguiça calabresa corte em rodelas e depois cada rodela em 4 partes (se quiser tire a pele antes).

fatie o alho-poró e solte os anéis – umas 6 fatias tá bom (vai dar bastante anel)

pique cheiro verde – uns 6 ramos bem picados tá bom, pode aproveitar o cabinho que ele é saboroso também.

Na panela – 2 colheres de sopa de azeite + alho-poró (deixa amolecer) – aí acrescenta o cheiro verde (dá uma mexidona) e depois os pedacinhos de linguiça calabresa + um pouco de pimenta síria ou outra que preferir.

tá pronto quando as linguiças estiverem fritas.

Juntando a Massa com a Calabresa

Só tirar aquela massa que estava descansando e, aos poucos, despejar e misturar o preparado de calabresa, de forma que o pão todo fique bem recheado. Deixa o saco de farinha de trigo do teu lado que vai precisar mais um pouquinho para dar o ponto no pão (deixar de ficar gorduroso).

Aí põe pra descansar mais uma hora – pode ser no forno mesmo e, de preferência, já na bandeja que vai assar o pão

Hora de assar – tira a massa de dentro do forno, pré-aquece a 200 graus (5 minutos) e coloca de volta a massa para assar até que a casca fique dourada. Entre 20 minutos e meia hora.

 

 

Alessander Guerra

10 Comentários

  1. OLA,GENTE AMEI TUDO PAIXAO DE PRIMEIRA.ADOREI ATE A FORMA DE REDIGIR A RECEITA COM HUMOR MARAVILHA……………. GRANDE ABRACO.

  2. Tenho duas dúvidas:
    1. Posso substituir o alho poró?
    2. A assadeira tem que ser untada?
    Quero fazer para amanhã, Dia dos Pais!!!

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*