Receita de Pão Integral

P%C3%A3o%20Integral thumb%5B10%5D - Receita de Pão Integral

Tudo começou no meu Facebook. Eu escrevi: “Minha mente inquieta está sempre em funcionamento. Estou aprontando algo, se der certo breve contarei por aqui”. Então a Cecilia Levy disse: “para apaziguar a mente, estou amassando um pão integral!!!! com sementes e grãos….heheheheh…..” e logo a Silvia Romero Pamplona se manifestou: “Cecilia,eu queroooooooooo…”. De lá prá cá, elas trocaram a receita de pão integral e eu me manifestei: “Cecília e essa receita não dá pra gente publicar no Cuecas na Cozinha não? bj”.

Recebi a receita por email: Pão Integral da Bá. Perguntei quem era a Bá, de quem era esse apelido carinhoso? Então vamos lá porque a própria Bá me escreveu: “Oi eu sou a Bá, prima da Cecília. O apelido foi dado pela irmã quando menina. Adoro cozinhar desde pequena: dei aulas de culinária, tive por dez anos uma cozinha experimental que dava assistência ao marketing de grande indústrias de alimentos. Hoje tenho (já há nove anos) o restaurante Osório, que fica perto do Ibirapuera (SP) fuciona em sistema de buffet de almoço e tem foco na alimentação saudável”. Aproveitando o ensejo a Sílvia (é esqueci de contar a Bá chama Sílvia Levy) contou que dia 05/11 um yogi, mestre Sarveshwarananda Giri, vai dar uma aula de culinária Ayurvédica, que utiliza os princípios do Ayurveda na alimentação.

Obrigado Cecília e Sílvia Levy (Bá)! E vamos à receita:

 

PÃO INTEGRAL DA BÁ (Silvia Levy)

2 xícaras (chá) de farinha integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícaras (chá) de farinha de centeio

1 xícaras (chá) de farinha de milho (flocão)

1 xícara de aveia em flocos

1 xicara de trigo de quibe umedecido com 1 xícara de água morna

Grãos variados: linhaça, gergelim, amêndoas, etc…

1 xícara (chá) mal cheia de óleo

1 colher (sopa) rasa de sal

1 colher de sopa de açúcar (pode ser mascavo)

4 tabletes de fermento fresco

 

Modo de Preparo

Misture o fermento com o açúcar em uma xícara de água morna e deixe dissolver.

Em separado misture bem os outros ingredientes acrescentando umas 2 xícaras de água até dar liga.

Acrescente o fermento dissolvido e vá misturando até a massa ficar homogenia. Se for necessário, acrescente mais água (ou farinha)

Amassar bem a massa que não deve grudar nas mãos, por uns 20 minutos no mínimo!!! É necessário para abrir o glúten das farinhas.

Fazer os pães (4 tamanho médio) e salpique com algumas sementes para enfeitar e por no forno pré aquecido e desligado para crescer, até dobrar de tamanho.

Mais ou menos uns 45 minutos.

Ligar o forno e assar no forno médio uns 200º por uns 45 minutos.

Dica importante da Bá: a energia com que se amassa o pão é muito importante, se não tiver boa o pão não cresce direito  o glúten demora para abrir e  ele fica embatumado , duro .

 

 

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*