Semifreddo

Chocolatria Semifreddo de Caf%C3%A9 e Pralin%C3%A9 thumb%5B3%5D - Semifreddo

Hoje é dia de sorvete ou melhor de Semifreddo. Receita enviada pela Simone do Chocolatria.

Ela transformou uma receita de sorvete de café em um cremoso Semifreddo. E ainda dá a receita do praliné, um crocante de castanhas, que vai incrementar a textura e o sabor.

 

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

 

“Sempre é bom ajudar o próximo, seja ele amigo ou desconhecido. Parabéns ao querido Alessander Guerra, que está organizando a Ceia Virtual Solidária do Cuecas na Cozinha, campanha que segue até 31/12. Os blogueiros e chefs participantes contribuíram com uma receita para a campanha e uma doação para a entidade “Médicos sem Fronteiras“. O convite desta campanha é estendido aos leitores do Chocolatria, do Cuecas na Cozinha… do Universo Intergaláctico! Quem puder doar R$ 10,00 – ou mais – é só depositar em alguma das contas correntes:

Contas Correntes do MSF (Médicos Sem Fronteiras)

Banco Itaú – agência 0603 – CC 32000-3

Bradesco – agência 3060- CC 111456-5

O CNPJ de Médicos Sem Fronteiras: 00988096/0001-48

 

Como sugestão de sobremesa para a Ceia Virtual do Alê, pensei nesta receita deliciosa de semifreddo de café e praliné. Faz um calor do Agreste em São Paulo e acho que uma sobremesa gelada seria super bem-vinda após uma farta refeição.

Esta receita foi sugerida pelos meus novos amigos: o Rafael e sua noiva Lia. A receita original é um sorvete de caféa base de leite e textura levemente gelificada – fiz algumas alterações, eliminei alguns ingredientes e o transformei em um cremoso semifreddoa base de creme de leite fresco e textura de mousse. Acrescentei à massa um punhadão de praliné quebrado feito com avelãs tostadas. Olha, ficou muito bom!”

 

 

Semifreddo de café e praliné

Ingredientes:
4 ovos – gemas e claras separados

1 xícara de açúcar

3-4 colheres(sopa) de café solúvel instantâneo

500 ml de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly

 

Para o praliné- ou crocante de castanhas:
100 g de amêndoas – pode ser qualquer outra castanha
1/2 xícara de açúcar

 

Modo de Fazer:
Bata as gemas e metade do açúcar, até obter um creme esbranquiçado e cremoso. Adicione o café solúvel à mistura, bata mais um pouquinho e reserve.
Bata as claras em neve, adicione o restante do açúcar e bata até atingir o ponto de suspiro. Acrescente a mistura de gemas e café, misture e reserve.
Bata o creme de leite fresco até obter ponto de chantilly. Envolva a mistura de ovos ao chantilly com uma espátula, com movimentos suaves para não perder o volume. Agregue o praliné preparado e quebrado e misture brevemente. Despeje a mistura em um pote grande, tampe e leve ao freezer por no mínimo 4 hrs.

 

Modo de Fazer: Praliné
Faça um caramelo com o açúcar. Adicione as amêndoas previamente tostadas no caramelo, misture rapidamente e em seguida despeje em uma superficie forrada com papel aluminio untado com óleo vegetal. Deixe esfriar e só então quebre com uma faca ou processador.

 

Alessander Guerra

3 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*