>Vinhos da Sicília, da Puglia e da Campania

>

Sempre falo por aqui que mais do que girar a taça, meter o nariz e rolar o vinho pela boca, precisamos mesmo é provar. Só provando para descobrir mais sobre cada vinho e, principalmente, sobre o que é de nosso gosto ou não.

Que é que adianta o rótulo ter 100 pontos na escala Richter (brincadeira tá gente essa escala é para abalo sísmico – se bem que tem analista que diz que o vinho apresenta nervosismo em boca. Com certeza o abalo desse vinho nervoso pode ser medido pelo sismógrafo).

Brincadeiras à parte, quando estive na Expovinhoff encontrei a Ana de Andrade da Ana Import e pedi para ela sugestões de vinhos de diferentes regiões da Itália. Vinhos que tivessem uma boa relação de qualidade e preço.

As dicas da Ana

Os três vinhos um da Sicília, um da Puglia e outro da Campania pertencem a casa Antonini Ceresa que faz parte do grupo Astoria (famoso pelo prosecco). O produtor acompanha o cultivo das uvas pelos agricultores locais e escolhe aquelas parcelas que realmente se sobressaem para a produção de seus vinhos.

Nero D´Avola IGT 2008 – Antonini Ceresa

Ana%20Import Nero%20D%27Avila Sicilia thumb%5B11%5D - >Vinhos da Sicília, da Puglia e da Campania A cultura do vinho na Sicília remonta à época do domínio grego na região, quando fundaram as cidades de Siracusa e Agrigento, com seu auge no século XVIII quando os ingleses divulgaram o Marsala. Passou porém por um período de ostracismo e hoje desponta novamente com grandes tintos e brancos secos, sendo o destaque entre suas uvas autóctones a Nero d’Avola.

A maior região produtora da Itália, responde por 8 milhões de hectolitros, mas curiosamente seus vinhos DOC significam uma pequena parcela de sua produção, cerca de 30%,com destaque para os IGT (Indicazione Geografica Tipica).

Variedade

Nero d’Avola

Região

Sicilia

Envelhecimento

inox

Temperatura de serviço

16 a 18 graus

Álcool

12,50%

Apresentação

Garrafas de 750ml

Notas de Degustação

Cor vermelho vivo, muito intenso. No nariz aromas de especiarias, frutas secas e geléias. Na boca um vinho carnudo e macio, de grande intensidade e estrutura.

Primitivo Puglia IGT 2008 – Antonini Ceresa

Ana%20Import Primitivo%20Puglia thumb%5B11%5D - >Vinhos da Sicília, da Puglia e da Campania  Até meados dos anos 80 na região da Puglia eram produzidos somente vinhos para grande consumo. Foi quando aconteceu uma renovação com o intuito de ganhar qualidade e destaque para seus vinhos. A uva Primitivo reina quase absoluta na Puglia, mas é em sua regiao DOC, a Manduria, é que ela demonstra sua maior expressão.

 

 

 

Variedade

Primitivo

Região

Salento e Manduria, Puglia

Envelhecimento

inox

Temperatura de serviço

16 a 18 graus

Álcool

12,50%

Apresentação

Garrafas de 750ml

Notas de Degustação

Vermelho intenso com reflexos violetas. Complexos aromas lembrando especiarias e compotas, além de frutas vermelhas. Na boca pleno e envolvente, com taninos presentes.

Aglianico del Beneventano IGT 2007 -Antonini Ceresa

Ana%20Import Aglianico Campania thumb%5B7%5D - >Vinhos da Sicília, da Puglia e da Campania Campania – Localizada no centro-sul da Itália, e tem como capital a mundialmente famosa Napoli, a tradição vinícola da região da Campania remonta à época dos gregos, que muito antes dos romanos já faziam seus vinhos. Nos últimos anos se destacaram na região os tintos produzidos com a tradicional cepa Aglianico, que vem ganhando adeptos pelo mundo todo.

 

 

Variedade

Aglianico

Região

Campania, Itália

Envelhecimento

inox

Temperatura de serviço

16 a 18 graus

Álcool

12,50%

Apresentação

Garrafas de 750ml

Notas de Degustação

Vermelho rubi fechado. Aromas elegantes lembrando frutas vermelhas e especiarias. Um vinho pleno, polpudo, quente, com taninos macios e envolventes.

Alessander Guerra

Um Comentário

  1. >Tenho muita pena de não entender de vinho e não aguentar um copinho… já começo com sono e tenho que me deitar he he

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*