>Você conhece o Avocado?

>

Avocado - >Você conhece o Avocado?Chego ao Pão de Açúcar, Seu Jorge, Olivier, o que faz você feliz? e encontro tal miniatura de fruta. Como acho o máximo essas coisinhas – que parecem ter saído da ilha de Lilliput (“As Viagens de Gulliver” -Jonathan Swift) – resolvo trazer para experimentar. Isso já faz tempo viu! Mas é tanta coisa para postar por aqui que foi ficando, ficando,… Enfim, hoje publico com direito à receita da chef Lourdez Hernandes.

Como chama a fruta? Avocado – Leio e não acredito, quando repito em voz alta: a-v-o-c-a-d-o, parece que esqueci de alguma letra.

Mas é Avocado, mesmo! Uma variedade do abacate, originária da Califórnia (EUA). Fruto do abacateiro – Persea americana Mill da familia da Lauraceae .No Brasil seu grande produtor é a fazenda Jaguacy.
Avocado Aberto - >Você conhece o Avocado?São duas as variedades: Fuerte (com casca verde e formato alondado) e Hass (casca rugosa e formato arredondado). Dizem que é uma das frutas mais poderosas do planeta rica em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. No site da fazenda Jaguacy você encontra mais informações e inclusive uma tabela com os tamanhos dos avocados.
O sabor é suave e a textura é cremosa. Tudo bem parecido com o abacate só que mais bonitinho.
Tinga de res en tostadas e Avocado
(tipo de tortilha mexicana, com recheio de carne apimentada e avocado)
12 porções
fotógrafa: Gyselle Gonçalves
Carne
½ quilo de maminha
6 xícaras de água
½ cebolas com 4 cravos encravados
¼ de cabeça de alho cortada na metade
1 folha de louro fresca
½ talho de tomilho fresco
½ talho de manjerona fresca
Sal à gosto
Preparo
Em uma panela de pressão colocar a carne com os outros ingredientes. Cozinhar durante 35-40 minutos; deixar esfriar e desfiar. Reservar 2 xícaras do caldo.
Molho
¼ de xícara de azeite
3 dentes de alho sem pele e picados finos
1 cebola cortada em tiras
1 e ½ tomate assado e sem pele, picado
4 chipotles (tipo de chili seco e defumado) picados
salsinha à vontade
Preparo
Em uma panela grande aquecer o azeite e refogar o alho e a cebola, acrescentar a carne desfiada e o tomate, deixar cozinhar e acrescentar o chipotle e a salsinha.
Se ficar muito seco acrescentar o caldo necessário enquanto cozinhar. Depois deixar secar.
Acompanhamento
12 tostadas
1 avocado em fatias
½ cebola picada fina
12 colheres de creme de leite azedo
Em uma tostada colocar a carne, uma fatia de avocado, um pouco de cebola e uma colher de creme.
Harmoniza com: Vinhos Porta do Castelo Tinto e Alentex Rosé DOC Alentejo 2006 – Produtor: Enoforum (Alentejo – Portugal)

Alessander Guerra

17 Comentários

  1. >Aqui na Califa eh o que mais temos. Gosto muito, mas sinceridade – prefiro os abacates dai…grandoes e very buttery.
    Anyway, valeu essa receitinha caprichada.
    bjs

  2. >É mesmo Cris!

    Larissa é receita da chef né? Comida mexicana de primeira

    Odete com certeza os nosso big abacates valem uma refeição. O legal do Avocado é o charme da miniatura.

    bjs

  3. >O nome disso é marketing, e do bom, no site todafruta tem as variedades do abacate, inclusive as citadas no posting, chamar de avocado dá charme mesmo e vende pra dedéu.
    Eu aqui do outro lado do oceano louca por um grandao, amanteigado e bem maduro!

  4. >Márcia na verdade essas variedades estão sendo divulgadas agora aqui no Brasil. Nosso abacatão delicioso todo mundo já conhece, ama e toma deliciosamente batido com leite e leite Ninho em pó. Caloria altíssima que vale à pena!

  5. >Por acaso ainda ontem esbarrei-me com ele algures 😉 Acho que num programa de Tv ou na net mesmo. É muito bonitinho e deve ser bom!

  6. >É bonitinho mesmo! Não conheço (ainda!) e fiquei tentada a conhecer logo, já que o “nosso” abacate eu adoro!

    Adorei seu blog também! 😉

  7. >Como se diz em Portugal; “que belo petisco”, muito embora não coma carne há uns anos, não me consigo esquecer do quão saborosa pode ser.

    De facto, não conhecia o avocado mas do abacate sou grande fã. Aproveito este comentário para pedir que me passes umas informações sobre o que de melhor a culinária brasileira tem. É que encontro-me em Brasília há pouco tempo mas ainda não tive a oportunidade de provar algo brasileiro. Agradeço algumas dicas que não envolvam carne nem muitos hidratos de carbono.
    Um abraço.

  8. >Ameixa lembra muito o sabor do abacate, já deve tê-lo provado. Só que com sabor mais suave.

    Marula agradeço a visita. Prove e nos conte por aqui.

    Marizé que bom tê-la por aqui de volta. Espero que as férias tenham sido ótimas!

    Joana, infelizmente, eu não conheço lugares em Brasília que possa comer. Agora com relação à comida brasileira, que na verdade são comidas brasileiras (porque há muitos “brasis gastronômicos” por aqui – cada Estado tem suas referências) é difícil algo que não tenha carnes (boi, frango, peixe) ou não tenha muitos carboidratos. Arroz com feijão, feijoada, caldeiradas mil, empadões, farofas, cozidos, frituras, churrasco. Se não quiser comer carne ao menos abra mão dos poucos carboidratos e prove tantas delícias que valem à pena! Depois uma boa caminhada resolve tudo. Dê uma olhada nos guias do jornais e revistas locais – eles sempre trazem boas dicas de onde comer

  9. >Avocado é como se diz abacate em inglês e em espanhol. Nos EUA encontramos dois tipos de abacate. Um é igual ao brasileiro e nos EUA é conhecido como abacate da Flórida (Florida avocado) e o outro, esse do seu post, abacate da Califórnia (California avocado). Assim como temos vários tipos de manga, vários tipos de laranja, vários tipos de maçã, vários tipos de uva, vários tipos banana, tb temos diferentes variedades de abacate. É preciso dar um nome a esse abacatezinho que está chegando e sendo produzido no Brasil; chamá-lo de avocado é redundância. É como chamar um novo tipo de laranja, orange; um novo tipo de uva, grape; um novo tipo de maçã, apple; um novo tipo de manga, mango; e por aí vai. – Lisa

  10. >Acabei de ler uma matéria que citava o avocado (https://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Inclua+os+alimentos+anti+barriga+na+dieta.mv).
    Nunca tinha ouvido falar e saí pesquisando no google, então já entendi que é uma variedade do nosso abacate. Tem um pé de abacate na minha casa, mas será que esse é tão poderoso e nutritivo como o avocado? Tenho q ir pra capital pra comprar avocado, rs? Como o avocado é lá da Califa devem existir muito mais pesquisas sobre ele do que sobre o nosso abacate, talvez por isso ele tenha mto mais predicados certo?

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*