Alcachofra Siciliana

Jantar+Amigos Alcachofras bx - Alcachofra SicilianaSimples assim. Compre 2 alcachofras(elas são vendidas com cabo – escolha as que tiverem o cabo mais mole. As “pétalas” devem estar fechadas, sem manchas ou machucados e o aspecto com cara de encerado).Prepare água fervente, sal e vinagre/suco de limão (para não escurecer a alcachofra). Corte os talos rente à base (reserve depois faremos algo com ele) e ponhas as alcachofras para cozinharem. Mais ou menos uns 40 minutos. O ponto é quando você puxar uma “pétala” e ela soltar com facilidade. Se espetar o fundo da alcachofra ele também estará mole.

Numa panela azeite do bom (uns 100/150 ml), anchovas picadinhas (umas dez) e salsa picada (á vontade). É só dar uma aquecida para misturar os sabores.

Arrume as alcachofras num prato. Abra ligeiramente as “pétalas” (para penetrar melhor o molho) e despeje o molho. Pão italiano fatiado e todos vão amar degustar pétala por pétala enquanto batem um bom papo.

Essas 2 alcachofras dariam para umas 6 ou 8 pessoas (são entradas), só que o Ivan e o Cláudio (amigos que vieram comer aqui no sábado) devoraram-nas quase que sozinhos. Precisei recorrer a mais uma. Portanto, antes de cozinhar pensem sempre em quem vai comer. Não tem nada que me faça mais feliz do que as pessoas comendo com gosto aquilo que preparo com carinho.

 

 

 

 

Alessander Guerra

22 Comentários

  1. >Alessander…adorei este post porque sempre tive vontade de fazer alcachofra, mas estava adiando…agora vc me atiçou de novo.
    Beijos

  2. >HAHAHAHAHAHAHA, ALÊ!!

    Quem devora nossa comida é porque AMA mesmo, né? (eu tenho bastante experiência nisso…). Só corremos o risco às vezes de calcular mal a quantidade. Mas ficamos feliz com isto, ok? 😉

    Vou fazer esse molho, tá de dar água na boca!!!

    Eu costumo cozinhar em 2 panelas de pressão, por 10 minutos depois de apitar.
    A minha mãe é a maior consumidora de alcachofras do mundo!!! Ela não mora em Sampa, mas tá chegando… Vai comprar a safra inteira!! KAKAKAKAKAKA!

    Beijos

  3. >È realmente um prazer enorme ver os nossos cozinhados proporcionarem bons momentos…

    Òptimas, as dicas sobre como escolher a alcachofra.

    Bj

  4. >Oi Alessander …dei uma sumidinha … mas agora estou de volta … já li todos os posts e como sempre adoreii todas as dicas !

    Beijoo

  5. >Fer é bem fácil!

    Moira o Cláudio também não conhecia alcachofra e se deliciou.

    Lena então aproveite e prepare alguma desse jeito para a sua mãe.

    Marula com bastante calma comemos tranquilamente essa quantidade.

    Marizé só gosto de cozinhar para aqueles que gostam de comer.

    Clara bom retorno à nossa cozinha.

    bjs
    Ale

  6. >já tive uma experiênca com alcachofra que não foi das melhores…mas essa receita me fez ter vontade de voltar a experimentá-la!

  7. >Aqueles pelinhos devem ser arrancados fora (não são comestíveis). Se cortá-los fora, vai ver que abaixo deles tem uma parte bem carnuda e saborosa – o chamado coração da alcachofra.

  8. >Olá! eu amo alcachofras e aproveito a água da fervura para cozinhar o arroz, depois acrescento tambem o coração em quadrados!! Vira um arrozchofra! Encontrei este blog por intermedio do livro Estomago, e virei fã! bjs

  9. Olá, Alessander!

    Eu AMOOO alcachofra. Assim como algumas meninas citaram acima, tb devoro duas brincando kkkk.
    Faço um recheio de pão italiano esfarelado, temperado com azeite, sal, salsinha e alho. Misturo mto bem e recheio as alcachofras.
    Depois de comer as “pétalas” ainda tiro os “espinhos” e como o fundo da alcachofra (que tb é um prato de entrada, né? Por sinal, caro nos restaurantes).

    Hummm!!! Fiquei com água na boca agora! Vamos à feira procurar alcachofras boas.
    Obrigada pela receita! Vou experimentar.

  10. Você fala em reservar os talos para usá-los depois, mas não apresenta mais nenhuma receita para uso deles. Qual a dica de uso?

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*