>Ano Novo Chinês

>

  AnoNovoChines thumb1 - >Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, começa oficialmente nesta quarta-feira (2/fev) e para comemorar a data, a Associação Chinesa do Brasil (ACB)  realizará diversas atividades culturais em São Paulo. Ao meio dia no vão livre do Masp começam apresentações de artes marciais, música chinesa e as tradicionais danças do Dragão e do Leão. Às 14h (meia noite na China), um painel anunciará a chegada do Ano 4709 que, no calendário chinês, será representado pelo Coelho, um dos 12 animais do horóscopo oriental. Até às 15h, quem passar pelo local receberá um kit com enfeites chineses e mensagens de prosperidade.

Lanternas, ideogramas e enfeites florais desembarcam direto da China nas cores vermelha (simboliza boa sorte) e dourada (cor nobre) para a decoração do evento. O Instituto Confúcio e representantes da comunidade chinesa no Brasil promoverão sorteios de bolsas de estudos e passagem para a China. Ao final da festa, que continua cheia de atividades a partir das 19 h na Assembléia Legislativa de São Paulo, será divulgado o resultado da campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes, que serão entregues à Cruz Vermelha.

Segundo a Associação Chinesa do Brasil, vivem no país, atualmente, cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais 130 mil moram em São Paulo.   A capital paulista é o grande centro chinês, com cerca de 90% dessa população localizadas em bairros como Liberdade, Vila Mariana, Cambuci, Aclimação e Vila Olímpia.

 

Hong Pao

A entrega do Envelope Vermelho (Hong Pao) também faz parte da festa. A lenda diz que uma Deusa, ao final da sua peregrinação pela Terra, entendendo não ter como dimensionar toda a sua gratidão pelo que vivenciou e aprendeu, colocou o próprio coração dentro de um envelope vermelho e o ofertou ao seu mestre, o Deus maior. “Na cultura chinesa é comum colocar uma quantia em dinheiro dentro do envelope e ofertá-lo a uma pessoa querida, geralmente isso é feito em ocasiões especiais, tais como Ano Novo, casamentos ou apenas como uma forma respeitosa de demonstrar gratidão. A cor vermelha representa sorte e a prosperidade”, explica Heida Li presidente da ACB.

 

Calendário Chinês

Em mais uma das diversas e belas lendas chinesas. Essa diz que o Buda, antes de partir da Terra, chamou todos os animais para se despedir. Apenas 12 compareceram e como recompensa, ele nomeou um ano para cada animal conforme a ordem de chegada.

 

Restaurantes Chineses

Dicas direto da enquete que fiz no Twitter e Facebook

asannini Antonio Sannini – O melhor chinês de São Paulo é o www.tonhoi.com.br

_ricardocampos ricardocampos – Yoshi do chef Thompson Lee, em São Francisco Xavier/SP

mvianinha Mario Viana -  Tem o Con-Xin-China, de Natal (RN), mas não posso afiançar a qualidade.

Christiane Lefevre  – www.adissai.com.br (12) 3922 6634 / www.qinling.com.br / www.chinainbox.com.br e Chinese House ( 12 ) 3921 8532 – São restaurantes de Sao José dos Campos SP

Carlos Altman Meu querido vou sugerir o restaurante MACAU aqui em BH. Tem o melhor rolinho de primavera do planeta! Os pratos são fartos e baratos! E olha que ele fica no bairro de Lourdes, próximo ao shopping DiamondMall. Nota 10! O atendimento é perfeito e a comida é divina!

Paulo Nakamura Aqui em BH, indico o Macau

Rafa LeãoChina Lake, é o melhor restaura chinês que fui aqui em SP. Ótimo pato de pequim …

LuBetenson Luciana Betenson – Eu gosto do China Lake em São Paulo. Bem tradicional.

CarolaRodrigues Carola Rodrigues – o melhor iakisoba que comi foi no RJ, no Flamengo, perto do metrô. É um pé sujo, mas vale demais!

RomaineCarelli romainecarelli – Mr. Lam -  Rua Maria Angélica, 21 – Lagoa Rio de Janeiro – RJ, 22470-201 – (0xx)21 2286-6661 – observação da chef: é caro mas é bom.

DanielaAF DanielaAF – Chi Fu (Pça. Carlos Gomes, 200, Liberdade, (11) 3112-1698) e Ton Hoi.

borderlesscook Euclydes Santos – Dá uma olhada em https://borderlesscooking.wordpress.com/2010/08/05/the-best-chinese-food-ever/

Marcos Lee – Alessander…como prometido:
Restaurante Chi Fu – Não tem site, endereço Praça Carlos Gomes, 168, Liberdade.
Especialidade é frutos do mar, os garçons falam quase nada de português, por isso é uma boa sempre ir com um amigo chinês! Esteja ciente que o serviço é horrivel, mas que será a melhor comida chinesa que vai encontrar em SP.
China Lake – Esse tem um serviço e ambiente bemmmmmm melhor, é bem mais caro tbm, mas a comida é excelente. Tem vários outros, mas acredito que estes dois são ótimas referências pro post!

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*