>Bolo de Ameixa “favorito da Ale”

>

15+Comidinhas Ale+Blanco boloameixa - >Bolo de Ameixa "favorito da Ale" E estamos nós no meio da festinha. Hoje, o dia é da Ale Blanco que pilota o Comidinhas e nos presenteou com nada menos do que o seu bolo favorito feito sempre com carinho pela Dona Sueli, sua mãe. Lindo Ale!!!!

O meu bolo favorito

Lembra do filme “Chocolate” as cenas em que Juliette Binoche oferece a um novo conhecido um bombom específico e diz que aquele é “o seu favorito” adivinhando as personalidades e preferências de cada personagem?

Então, minha mãe faz isso com bolos. Desde que me lembro meus bolos de aniversário eram massas brancas com recheios de frutas e cobertos por chantilly e coco. Em algum momento, não sei bem quando, ela deixou de testar as frutas e partiu para a escolha certeira: bolo branco com recheio de ameixas e doce de leite com a cobertura de chantilly e coco. Desde então, ele virou o “bolo preferido da Ale”. E não sei bem se por influência dela, costume ou paladar mesmo, mas o fato é que o bolo de ameixa é definitivamente o meu favorito, que só como uma vez por ano, no meu aniversário (ou com alguns dias em atraso, como aconteceu nesse ano).

Ela poderia prepará-lo em qualquer outra data, mas virou tradição. Assim como o recheio de creme e morangos é o “bolo preferido” (e portanto o oficial do aniversário) do André (um dos meus primos); o de pêssegos é o do Leandro; o bolo gelado de coco é o do Lúcio e por aí vai… Então, com algumas semanas de atraso, gostaria de apresentar o meu bolo favorito:

Bolo de Ameixa “favorito da Ale” (como está escrito no caderninho da dona Sueli):

Ingredientes:
5 ovos
2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite fervendo
1 colher de fermento

Modo de fazer

Em uma batedeira, bata as claras de ovo em neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o fermento e, por último, o leite fervendo. Misture bem e leve ao forno em uma assadeira forrada com papel-manteiga para assar a 210 graus Celsius.

Recheio

Ingredientes
1 lata de leite moça
300 gramas de ameixa seca

Modo de fazer

Cozinhe a lata de leite moça em panela de pressão por 15 minutos e deixe esfriar. Coloque em uma panela as ameixas, água o suficiente para cobri-las e açúcar a gosto. E cozinhe até formar uma calda grossa. Junte a calda de ameixa e o doce de leite e reserve.

Cobertura

Em uma batedeira, bata 500 ml de creme de leite fresco com duas colheres de açúcar até formar chantilly.

Para montar o bolo

Corte a massa de bolo ao meio, formando duas tampas. Coloque uma delas em um prato, espalhe sobre ela o doce de leite com ameixa, “feche” com a outra metade do bolo. Espalhe o chantilly sobre toda a superfície do bolo, deixando-o totalmente branco. Jogue por cima o coco ralado fresco. E sirva.

15+Convite+Comidinhas - >Bolo de Ameixa "favorito da Ale"

Alessander Guerra

12 Comentários

  1. >Nossa, amei esse bolo!
    Que delíciaaaaaaaa… se bem que aqui em casa quem é fã mesmo de bolo de ameixa é mamãe^^
    Eu quero um pedaço!!!
    Hehehe, kisss^^

  2. >meu bolo favorito é o chiffon crocante da minha tia, mas esse de ameixa da mãe da Ale me pareceu matador!!! vou tentar fazer, ainda que eu seja um desastre na patisserie, hehe! abs Ales!!!

  3. >Os bolos caseiros, preferidos, são sempre os melhores! Esse então, com o ingredientes especial – carinho de mãe, deve ser ótimo mesmo!
    Beijinhos,

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*