Bolo de Jabuticabas

>

Jabuticaba thumb%5B2%5D - Bolo de JabuticabasEssa receita de bolo cremoso de jabuticaba vem da nutricionista Lívia Nogueira do Oba Hortifruti. “A jabuticaba protege e estimula a reparação dos tecidos ricos em colágeno, principal proteína da pele, auxiliando assim no combate as rugas.” explica. “Também auxilia na redução do colesterol, ajuda na melhora da circulação sanguínea, melhora as defesas imunológicas e sua casca é rica em substâncias como a antocianina – capaz de prevenir o envelhecimento precoce e a pectina – que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos” complementa Lívia.

 

Dica da nutricionista: Na hora da compra prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras e picadas de insetos. Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita.

 

Bolo cremoso de jabuticaba

Ingredientes:

Suco: 3 xícaras (chá) de jabuticaba, 2 xícaras (chá) de água.

Massa: 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de suco de jabuticaba, ½ xícara (chá) de manteiga, ½ xícara (chá) de açúcar, 3 ovos inteiros.

Pudim: 1 xícara (chá) de suco de jabuticaba, ½ lata de leite condensado, 4 ovos.

 

Modo de preparo:- Bolo de Jabuticabas

Obs- usar aquela forma que solta o fundo

Suco: Colocar as jabuticabas e a água numa panela, levar ao fogo alto e deixar ferver por 3 minutos. Bater no liquidificador e passar numa peneira. (1/2 xícara para a massa, 1 xícara para o pudim e o restante para despejar por cima.

Massa: Bater bem o açúcar com a manteiga e os ovos, juntar a farinha, o fermento e o suco. Colocar a mistura na forma e reservar.

Pudim: Bater no liquidificador os ingredientes. Colocar na forma por cima da massa. Leve ao forno preaquecido para assar em banho-maria por cerca de 1 hora e 15 minutos ou até firmar o pudim. Tirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira.

Desenformar e cobrir com o restante do suco de jabuticaba. Pode reservar algumas jabuticabas para decorar. Se quiser mais uma incrementada despeje sobre isso tudo uma calda de caramelo (1 xícara de açúcar derretido na panela)

Alessander Guerra

2 Comentários

  1. >olá.

    amei a receita e fiquei frustrada de não ver uma foto. Nem posso imaginar como ficará o bolo…mas vou tentar assim mesmo.
    Gostei do blog, parabéns.
    Celina

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*