Bolo natalino de frutas

Panelaterapia bolo natal blog thumb%5B1%5D - Bolo natalino de frutas

Essa receita de Bolo natalino de frutas, leva frutas como: maçã, ameixas pretas, damascos, uvas passas brancas e cerejas e ainda nozes e especiarias (canela, cravo, gengibre). Receita que  foi, gentilmente, enviada pela Tatiana do Panelaterapia para a 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha . Só de olhar a foto que a Tati tirou, eu já babei no teclado!

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

 

Bolo Natalino de Frutas 

Esta receita, além de enfeitar a sua mesa de Natal, é uma ótima opção para presentear. Embora leve muitos ingredientes, o preparo é bastante simples.

Em um recipiente junte:

1 maçã sem casca e sem o miolo picada;

8 unidades de ameixas pretas sem caroço picadas;

8 unidades damascos secos picados;

2 colheres (sopa) uvas passas brancas;

8 unidades de cereja em calda picadas;

10 unidades de nozes picadas;

Na sequência polvilhe uma colher de farinha de trigo e misture como se fosse uma farofa. Este procedimento serve para impedir os ingredientes de irem para o fundo da forma quando o bolo estiver assando.

Em outro recipiente grande misture (usando sempre o copo do iogurte como medida):

1/2 copo de iogurte natural (200ml);

2 ovos;

1/2 copo de óleo.

Em seguida, acrescente:

1 copo de açúcar refinado;

1/5 copo de açúcar mascavo;

2 copos de farinha de trigo;

1 colher (café) de canela;

1 colher (café) de cravo em pó;

1 colher (café) de gengibre em pó;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Misture até virar uma massa homogênea (não necessita batedeira). Incorpore as frutas e nozes à massa e leve para assar preferencialmente em forma de silicone com buraco no centro untada e enfarinhada. O forno deve estar pré-aquecido em 200º.

Para a cobertura: Em um recipiente adicione uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e vá pingando água fervente aos poucos até virar uma calda bem grossa.

Despeje sobre o bolo e enquanto a cobertura estiver molhada “cole” as nozes e frutas. Espere secar em temperatura ambiente caso queira embalar.

* Importante: Este bolo é muito delicado, por isso é preferível assa-lo em forma de silicone ou em forma de aro removível para não correr o risco de quebrá-lo na hora de desenformar. Somente desenforme quando estiver totalmente frio.

Conte sempre comigo para as boas ações!

Abçs

Tatiana

 

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*