>Bolo Prestígio

>19+Doces+Encontros Bolo+Prest%C3%ADgio - >Bolo Prestígio

Ai,ai,ai,ai, ai! Isso é bom demais.! Olhem só essa fatia de Bolo de Prestígio que a Cláudia do Doces Encontros (nome convidativo para um formiga, né?) enviou para a nossa festinha. Essa cobertura tá me emocionando e quem inventou essas bolinhas crocantes de chocolate merece um Oscar de Melhores Efeitos Especiais! Agora, o Bolo Prestígio tem história na vida da Cláudia…

Este bolo é o preferido do meu maridoco. Quando começamos a namorar, um dia ele foi à minha casa e eu tinha feito um bolo de chocolate, com recheio de coco. Não foi esta receita. Esta é mais aperfeiçoada pelos novos conhecimentos que vamos colecionando ao longo do tempo, através das amigas, dos blogs…Enfim, no seu aniversário em janeiro, junto com tortas e petiscos, preparei este bolo para ele. Ele adorou e disse que foi o segundo Bolo Prestígio que ele comeu, (que eu tenha feito, claro), pois depois daquele dia na adolescência, nunca mais o fiz (não me perguntem o porquê…).

Caro Alessander,
Festa sem bolo não é festa e para comemorar o seu bloganiversário, nada melhor do que um bolo tradicional brasileiro, até meio retrô hoje em dia, como um Bolo Prestígio. Espero que goste e parabéns pelo seu ótimo blog, agradável, leve e cheio de novidades! Beijos para você a para sua esposa (dupla 10!).
Bjos

Cláudia

Bolo Prestígio
Ingredientes do Bolo:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
2/3 xícara de chá de óleo (girassol ou canola)
1 xícara (chá) de leite
3 ovos

Preparo:
Misture os ingredientes secos numa tigela e, em seguida, junte os outros. Não bater em batedeira. Deixar a massa mole (para isso controlar a quantidade de leite, à vezes não chega a 1 xícara, vá colocando aos poucos).

Unte uma assadeira redonda (25 cm de diâmetro) com manteiga ou margarina e polvilhe farinha de trigo. Despejar a massa na assadeira e assar por 20 a 25 minutos em forno médio (180º). Ou até que enfiando um palito este saia limpo.

Não deixe tostar. Espere esfriar um pouco, desenforme morno, corte ao meio, umedeça com leite fervido frio ou gelado e coloque o recheio. Coloque a outra parte do bolo por cima e prepare a cobertura.

Ingredientes do Recheio:

1 lata de leite condensado
1/2 lata de água
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de côco ralado (100g)
1/2 colher (chá) de cravo moído

Preparo:

Leve ao fogo médio todos os ingredientes e mexa até formar uma cocada mole.

Ingredientes da Cobertura

300gr de chocolate em tablete
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de baunilha

Preparo:

Derreter o chocolate em banho-maria. Bater na batedeira a manteiga, o açúcar e a baunilha, acrescentar aos poucos (sem parar de bater) o chocolate derretido . Juntar por último o creme de leite, bater por alguns minutos. Deixe gelar um pouco e cubra o bolo. Enfeite com floquinhos de arroz cobertos de chocolate preto e branco.
19+convite+Doces+Encontros - >Bolo Prestígio

Alessander Guerra

14 Comentários

  1. >Alessander, foi um prazer participar do aniversário de seu tão conceituado blog. E desejo uma boa semana para todas as formiguinhas!

    bjs

  2. >Alex, já assim “pesadinho” na 2º feira???? Isto significa que esta semana não me ponho em cima da balança! Mas é que nem pensar!

    julia

  3. >O bolo parece maravilhoso realmente, mas tem um detalhe que me intriga: como é possível a massa ser amarela se a receita cita uma xícara de chocolate?
    Quem me explica, por favor?
    abs e parabéns pelo site!

  4. >Alessander ah…queria muito ter participado desta festa…snif…andei meio ausente , totalmente apaixonada e perdi esta…Mas beleza pois as receuitas que estão sendo postandas são maravilhosas!! Bjks e ótima semana!

  5. >Mas a dieta não tem que começar na segunda-feira? Assim não dá… ah não faz isso comigo… este bolo é muito bom!!! bjs!

  6. >Anônimo (sem nome), essa parte clara não é a massa, é o recheio de coco. A massa esta bem fininha embaixo e em cima, quase não aparece porque a ganache da cobertura está bem generosa. Identifique-se anônimo e junte-se a nós!

    bjs

  7. >Ô festa boa, que dura o mês inteiro, já pensou se pudéssemos provar um pouquinho de cada coisa? 🙂

  8. >Cláudia que bom que participou e que está interagindo com as questões.

    Júlia e Cris no mundo virtual não há dieta, porque os ponteiros da balança não são reais. Comam à vontade!

    Drica outras dessa virão e com certeza poderá participar.

    Ameixa seca obrigado pela visita.

    Luna também gostaria de provar um pouquinho de cada para matar a vontade

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*