>Brigadeiro

>

20 Chez+Cris Brigadeiro - >BrigadeiroAntes de mais nada: OBRIGADO!!!!! Assim mesmo, em maiúsculas, gritando para todos que passam sempre por aqui para tomar um cafezinho nessa cozinha. Aos que enviaram as receitas carinhosas, aos que sempre deixam seus comentários, a aqueles que passam para uma visitinha rápida. A todos vocês que me dão a felicidade de compartilhar o dia-a-dia.
Copy+of+Picture+923+c%C3%B3pia+4 - >BrigadeiroPorque será que um brigadeiro, provoca tantas emoções? Já falei das boas recordações aqui. Também contei sua história aqui. E agora completando 1 aninho de Cuecas na Cozinha não poderia deixar de pedir que ele aparecesse nessa comemoração. E a Cris, topou na hora! Ela começou a preparar a massa e de repente parecia que o ar era mesmo de festa. Deixamos esfriar (certamente que tirei alguns nacos durante o processo). Hora de fazer rolar, mas antes confeitos diversos, coloridos, lindos nos pratinhos que receberão as doces bolotas redondas. O furto de algumas bolinhas que não ficaram tão bonitinhas (acho que fiz de propósito). Pose para a foto. E por fim, tempo de chamar a criança interior para abocanhar essas doces lembranças. Agora é com você Cris!
Picture+923+c%C3%B3pia+3 - >Brigadeiro

Picture+923+c%C3%B3pia+2 - >Brigadeiro

Não quero ser nostálgica, mas como eram boas as festas de aniversário feitas pela minha mãe. Era uma semana de preparativos, ela fazia questão de nos envolver em tudo. Da decoração até a preparação das guloseimas. A hora mais esperada era, sem dúvida, quando o leite condensado, o achocolatado e o granulado se transformavam em brigadeiro! Este era o último item que preparávamos. A massa era sempre feita no dia anterior – o que nos deixava na maior ansiedade, mal dormíamos à noite! – e enrolávamos na manhã seguinte. Bem fresquinho, não muito duro, delicioso!

Por causa do capricho da minha mãe, gosto de festas de aniversário de criança até hoje. Do modelo atual – bufê infantil – gosto só dos brinquedos. Mas acho que a criançada iria curtir muito mais participando de todo o processo da festa, que é muito mais gostoso do que a festança em si. A gente não esquece estes momentos em família.

Quando o Ale pediu para eu fazer o brigadeiro da festa de um ano do Cuecas na Cozinha, não tive dúvida, era hora de pegar o caderninho de receitas da minha mãe e dividir com vocês a versão dela. Não é nada demais, talvez o brigadeiro de alguém aí seja até mais gostoso. Mas este aqui, tem o carinho da minha infância.

Numa tarde da semana passada, a Chez Cris ficou mais doce com o cheiro do brigadeiro invadindo cada canto do ateliê. A única coisa que não consegui, foi ser rígida igual a minha mãe, não consegui impedir que o Ale ficasse beliscando a massa toda hora! Mas quer saber, brigadeiro tem o poder de nos tornar criança novamente, então eu deixei né…

Feliz Aniversário Cuecas!

Xoxo

Picture+923+c%C3%B3pia+4 - >BrigadeiroBrigadeiro
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Granulados e confeitos

Modo de preparo:
Na panela de pressão coloque uma lata de leite condensado. Cubra com água. Coloque no fogo, quando começar a pegar pressão, deixe 20 minutos. Desligue o fogo, tire a pressão e retire a lata.

ATENÇÃO!!!! Não abra a lata quente, pois pode se queimar “feio” (palavras de minha mãe!). Se preferir, coloque a lata num recipiente com água gelada e pedras de gelo.
Numa panela, acrescente as duas latas de leite condensado, o achocolatado e a manteiga. Mexa bem. Coloque no fogo e mexa sem parar para não empelotar. O ponto certo pra saber se está pronto é quando a massa desgrudar completamente do fundo da panela.
Deixe esfriar. Comece a enrolar os brigadeiros e passe-os no granulado e confeito.
20+convite+Chez+Cris - >Brigadeiro

Chez Cris

Alessander Guerra

25 Comentários

  1. >Lindo o texto de vocês dois. Também tenho essas lembranças, que coincidência, Cris, minha mãe fala do mesmo jeito “pode queimar feio”. As festa de aniversário de minhas filhotas entram bem neste estilo, e as pequenas mãos enrolam brigadeiros com perfeição, e claro, é ótimo quando algum sai imperfeito… né, Ale? E o perfume da casa é inesquecível.

    bjs

  2. >Que lindo texto?! Parabéns para os dois,espero que ano que vem tenha outro e depois outro e mais outro……..

  3. >Eu desconfiava que nessa história de doce preferido tinha de haver chocolate. He, he…

    Lindo este post com o texto dos dois, adorei!

    Bjs

  4. >Excelente a idéia do brigadeiro, doce que está na memória afetiva de quase todos os brasileiros. Bonitos textos. Uma curiosidade:Cris, onde você conseguiu aqueles confeitos da estrela tão bonitos? Dá para passar a dica aos fãs do blog?
    Parabéns pelo aniversário do Cuecas!

  5. >Cris, se vc fizer não será nada ruim.

    Cláudia acho que essas lembranças permeiam a vida de todos nós, né?

    Eliana agradeço as palavras carinhosas.

    Marizé então suas suspeitas foram mais do que confirmadas, hein!

    Isa esses confeitos você encontra em supermercados tipo Pão de Açúcar (compramos no do Shopping Villa-Lobos) fica junto com os granulados.

  6. >Parabéns pra você!!!
    E tem coisa mais festiva que brigadeiro, perfeito!
    Agora essa receita é nova pra mim, adorooooooooooooo leite condensado assim, bom demais! Imagina fazer brigadeiro com ele, perdição.
    Kisss^^

  7. >Parabéns!!!!! Que muitos e muitos anos regados a brigadeiro se repitam…
    Só uma perguntinha (já que sou uma porta na cozinha…) eu coloco só uma lata pra cozinhar antes ou as duas?
    Bjs e obrigada!

  8. >Festa de aniversário tem de ter brigadeiro, e dos verdadeiros!! (éca pras bolinhas imitadoras, não tem nada mais frustrante que ir com sede ao pote e se arrepender…!)

    Minha ma~e punha nós tres (eu e meus 2 irmãos) para enrolar, e deixava comer… ela falava que chegava uma hora, ninguém queria comer mais, mas continuava a enrolar…:DD Se não deixasse comer, ninguém queria ajudar! …essas crianças!!

    E agora……..quero brigadeiro!!

    Beijinhos,

  9. >Alex,

    Os brigadeiros não fazem propriamente parte das memórias da minha infância, pois aqui em Portugal são um hábito recente. Mas toda esta festança, receitas e textos de 1.º aniversário do Cuecas ficarão para sempre gravados na minha memória. Uma vez mais: Adorei participar e Parabéns (hoje é que o dia exacto, portanto hoje vale mais!).

    bjs

    bj

  10. >Axly fica uma delícia!

    Ana Rosas coloca apenas 1 para cozinhar. A outra só na hora de preparar a massa do brigadeiro mesmo.

    Obrigado Clarissa

    Laurinha brigadeiro traz lembranças pra todos nós.

    Pipoka obrigado pelo carinho e pela presença.

  11. >Parabéns e muito sucesso pro Cuecas.

    Ales,
    fiz uma cueca virada, de massa folhada assada, povilhada com canela e açúcar que ficaram divinas, mas tô sem máquina fotográfica e por isso não mandei pra vc.
    Fico devendo e logo que a máquina chegue eu envio.

    Beijo

  12. >Esta festa está completa agora com os brigadeiros! Que maravilha vocês dois formam o casal 20 dos blogs, uma graça vocês, parabéns!!! Bjs!

  13. >Karla acho que agora todo mundo ficou curioso em conhecer a sua cueca virada.

    Cris agradecemos o carinho

    Não tenha dúvida Fafah

  14. >Ahhhh e o brigadeirooo não poderia faltar e eu adoreiii esse jeito novo de fazer … vou experimentar com certeza ! 😉

    Parabénsss a esse blog fantástico que eu adoroo !!

    =)

    Beijoo

  15. >Ai gente cada comentário fofooooooooooo! Amei!!!
    Cris, tô morrendo de rir com o lance do “casal 20” dos blogs!!!
    Obrigada povo querido!
    bjs

  16. >Parabéns ao blog q completa 1 aninho de vida. Adoro vir por aqui p saber as novidades mesmo q as vz passe caladinha…rsrsrs
    Hum..amo brigadeiro. Não sei se já falei q aqui não tem esse docinho maravilhoso e fiz no aniversário da minha filhota ano passado. Ela e as amiguinhas adoraram 🙂
    Minha filha faz aniversário em novembro mas desde já ela vive dizendo: mamma quero q vc fa§a aquele docinho de novo viu? rsrsrs
    Abra§os

  17. >Alê, parabéns! Muito sucesso e felicidades! Ah! Quero comer esse brigadeiroooooooo!!!!!!!

    Bjs

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*