>Budino al cioccolato e amaretti

>

17+Paprika+na+Feijoada Odete pudim1 - >Budino al cioccolato e amarettiComo todo bom húngaro, o marido da Odete gosta de páprika em tudo e fez até ela colocar na feijoada! Um dos grandes exemplos da boa globalização: ela é brasileira, ele húngaro, ambos vivem nos Estados Unidos e por agora estão aqui no Brasil visitando a família. Com vocês: Paprika na Feijoada!!!!!

Olá, Alessander!
Escolhi fazer uma sobremesa. A opção por chocolate é porque vejo que você é escancaradamente chocólatra….acertei?
Engraçado que ontem à noite preparando esse doce, tinha a sensação de que estava preparando realmente para você e sua familia…até comentei com o George…quem de fato já se fartou de comer.

17+Paprika+na+Feijoada Odete biscoitos - >Budino al cioccolato e amaretti Bonèt, também conhecido por Bounet é um tradicional pudim do Piemonte (uma região linda onde a Itália faz fronteira com a França e a Suíça), feito com amaretti e cacau. Esta sobremesa é a preferida das famílias durante o inverno de temperaturas muito baixas, quando comidas substanciosas trazem conforto à mesa. Tive a oportunidade de comer esse delicioso pudim pela primeira vez in loco, lá em Turim na Itália. Agora fiz pela primeira vez, para o aniversario do Cuecas na Cozinha.

obs.: Usei um tipo de biscoito amaretti muito comum por aqui.

Budino al cioccolato e amaretti
Rende: 12 ramequins + 1 forma de bolo inglês ( aqui conhecida como plum cake pan)

Ingredientes:
1 litro de leite morno
200gr de biscoitos amaretti + alguns para decorar
75gr cacau pó (sem açúcar)
5 ovos
4 col. (sopa) de café forte
2 col. (sopa) de licor marsala, rum ou maraschino
250gr de açúcar para o caramelo

17+Paprika+na+Feijoada Odete ramequim - >Budino al cioccolato e amarettiPreparo:
Gentilmente bata os ovos com um batedor de arame ( aqui chamamos de whisk). (Depois que bati, passei os ovos pela peneira), junte o cacau em pó, café, licor e o leite morno.

Pique os biscoitos grosseiramente com as mãos e junte à mistura. Reserve.

Prepare o caramelo esquentando o açúcar numa panela mexendo sempre com colher de pau até obter um caramelo dourado.

Coloque uma colher (sopa) de caramelo em cada ramequim e/ou na forma a ser usada. Esse processo deve ser rápido, pois o caramelo tende a endurecer rapidamente. Depois despeje a mistura e leve ao forno quente 170ºC em banho Maria por 45 minutos.

Remova do forno e deixe esfriar completamente, cerca de uma hora. Leve à geladeira por uma noite. Para desenformar, corra uma faca em volta do pudim e vire com cuidado sobre o prato de servir. Decore com biscoitos de amaretti.
17+convite+P%C3%A1prika+na+Feijoada - >Budino al cioccolato e amaretti

Paprika na Feijoada

Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >Bacana vir aqui e ver minha simples contribuicao para celebrar o primeiro aniversario do Cuecas na Cozinha, um blog muito bom de cozinha e mais a elegancia despojada de uma escrita fina e interessante.
    Parabens Alessander, foi uma honra ser convidada para essa festa.
    bjs

  2. >Muito obrigado pelas palavras Odete. Eu é que te agradeço a participação e esse doce realmente te a minha cara. Amei!

    Elza,Elis e Nana bem-vindas ao Cuecas na Cozinha, passem sempre para um café.

    Laurinha, Pipoka e Clara realmente esse doce é maravilhoso!

  3. >Maravilhoso, Odete, e ainda mais super carinhosos ter feito especialmente para a comemoração do Cuecas. Receita anotada!

    bjs

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*