Cachaça e Gastronomia 2014

capa cachaca e gastronomia 989x1024 - Cachaça e Gastronomia 2014

A equipe doMapa da Cachaçalançou seu guia Cachaça e Gastronomia 2014. O livro foi idealizado para ser uma referência sobre cachaça de qualidade e estabelecimentos que oferecem a bebida de forma criativa, seja pela carta de cachaças, a decoração das garrafas ou os pratos e coquetéis que levam a bebida como ingrediente de destaque.

Camarada, mé, marvada, guaraciaba, suor de alambique; não importa a região do Brasil, todo mundo tem um nome para ela: a cachaça. Produzida no país desde 1530-1540, a cachaça é considerada patrimônio nacional da gastronomia. No guia, o pessoal do Mapa da Cachaçaapresenta: os tipos de cachaça, as diferenças da produção industrial e artesanal, as madeiras de envelhecimento, como degustar o destilado, roda de aromas (pesquisa sensorial desenvolvida em parceria com a cientista Aline Bortoletto, da Universidade de São Paulo – são mais de 70 aromas encontrados em diferentes tipos de cachaça) e ainda 100 estabelecimentos espalhados pelo Brasil que valorizam a bebida (nessa parte do guia eles contaram com a ajuda da equipe do portal Destemperados).

roda de aromas cachaca mdc jannuzzi bortoletto 961x1024 - Cachaça e Gastronomia 2014

O leitor também encontrará no livro textos bilíngues de especialistas em cachaça e receitas feitas por grandes chefs e mixologistas, como: Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho, Bia Goll, Bárbara Verzola, Pablo Pavón, Junior WM e Laércio Zulu.

O download do guia Cachaça e Gastronomia 2014  pode ser feito no site do Mapa da Cachaça.

Para o Cuecas na Cozinha  eles enviaram a receita Quintal Brasileiro do mixologistaLaércio Zulu (baiano, formado em turismo, mixologista e chef de bar do La Maison est Tombée. Zulu adora adicionar brasilidade aos seus coquetéis e é famoso pelos seus bitters – descrição retirada do livro).

Quintal Brasileiro Zulu Home - Cachaça e Gastronomia 2014

Quintal Brasileiro

Ingredientes

60 ml  Cachaça envelhecida em amburana

20 ml suco limão cravo

15 ml mel

3 gotas de Bitter de laranja

Espuma de jabuticaba (opcional)

Gelo

Modo de preparo

1. Adicione cubos de gelo a uma taça martini para resfriá-la.

2. Em uma coqueteleira, adicione cubos de gelo, o suco de limão cravo, a cachaça, o bitter e o mel.Bata bem.

3. Retire os cubos de gelo da taça e sirva o coquetel.

4. Complete o topo da taça com a espuma de jabuticaba e decore com twist de casca de limão cravo.

Fotos: Divulgação

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*