A equipe do Mapa da Cachaça lançou seu guia Cachaça e Gastronomia 2014. O livro foi idealizado para ser uma referência sobre cachaça de qualidade e estabelecimentos que oferecem a bebida de forma criativa, seja pela carta de cachaças, a decoração das garrafas ou os pratos e coquetéis que levam a bebida como ingrediente de destaque.
Camarada, mé, marvada, guaraciaba, suor de alambique; não importa a região do Brasil, todo mundo tem um nome para ela: a cachaça. Produzida no país desde 1530-1540, a cachaça é considerada patrimônio nacional da gastronomia. No guia, o pessoal do Mapa da Cachaça apresenta: os tipos de cachaça, as diferenças da produção industrial e artesanal, as madeiras de envelhecimento, como degustar o destilado, roda de aromas (pesquisa sensorial desenvolvida em parceria com a cientista Aline Bortoletto, da Universidade de São Paulo – são mais de 70 aromas encontrados em diferentes tipos de cachaça) e ainda 100 estabelecimentos espalhados pelo Brasil que valorizam a bebida (nessa parte do guia eles contaram com a ajuda da equipe do portal Destemperados).
O leitor também encontrará no livro textos bilíngues de especialistas em cachaça e receitas feitas por grandes chefs e mixologistas, como: Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho, Bia Goll, Bárbara Verzola, Pablo Pavón, Junior WM e Laércio Zulu.
O download do guia Cachaça e Gastronomia 2014 pode ser feito no site do Mapa da Cachaça.
Para o Cuecas na Cozinha eles enviaram a receita Quintal Brasileiro do mixologista Laércio Zulu (baiano, formado em turismo, mixologista e chef de bar do La Maison est Tombée. Zulu adora adicionar brasilidade aos seus coquetéis e é famoso pelos seus bitters – descrição retirada do livro).
Quintal Brasileiro
Ingredientes
60 ml Cachaça envelhecida em amburana
20 ml suco limão cravo
15 ml mel
3 gotas de Bitter de laranja
Espuma de jabuticaba (opcional)
Gelo
Modo de preparo
1. Adicione cubos de gelo a uma taça martini para resfriá-la.
2. Em uma coqueteleira, adicione cubos de gelo, o suco de limão cravo, a cachaça, o bitter e o mel.Bata bem.
3. Retire os cubos de gelo da taça e sirva o coquetel.
4. Complete o topo da taça com a espuma de jabuticaba e decore com twist de casca de limão cravo.
Fotos: Divulgação