>Cerveja Guinness

>

paddy1z - >Cerveja GuinnessSabe aquela história de uma bebidinha pro santo? Pois é. Não sei onde começou a lenda, mas sei que vários santos estão associados ao ato de molhar a goela.

St. Patrick ou São Patrício é o padroeiro da Irlanda, sua data é 17 de março e seu símbolo um trevo. Usado por ele para explicar, aos irlandeses convertidos ao cristianismo, o conceito da Santíssima Trindade.

Muita cerveja! E falou em cerveja irlandesa falou em Guinness (a mais famosa no mundo) é a força que une as comemorações em torno do santo ao redor do mundo.

Aqui em São Paulo, Cara Irlanda, é o nome da festança que se inicia no dia 17 e termina dia 27. Dez dias de Literatura, Música, Teatro, Dança, Turismo, Tradições Celtas, Gastronomia, entre outras atividades.

Boas Pedidas:

Irish Beer Tasting – 15 de março (domingo) às 11hs, no Mulligan, em São Paulo. Aula com Francisco Negreiros (executivo de Trade Marketing da Diageo – fabricante das cervejas) e Lizi Golombiewsky (bartender do Mulligan Irish Restaurant & Pub). Assuntos: história, tipos de cervejas, composição e processo de produção, propaganda, números deste mercado. Degustação das irlandesas: Guinness, Harp Irish Lager e Kilkenny Red Ale (lançamentos que também pertencem à família da Guinness)

Irish Coffee Festival – várias cafeterias de todo o Brasil aderiram ao evento.
Curiosidade: Tudo começou no rigoroso inverno dos anos 40. Vindos dos Estados Unidos passageiros dos então chamados “barcos voadores” desembarcavam em Foynes, County Limerick, após 18 horas de vôo, tilintando de frio.

Para aquecê-los, ao invés de oferecer apenas uma xícara de café quente, Joseph Sheridan, chef do restaurante do aeroporto, decidiu acrescentar uísque irlandês ao café. Reconfortados, perguntavam: “É café brasileiro”? “Não, é Irish Coffee”, respondia.

Este casamento, virou sucesso absoluto na década seguinte. Stanton Delaplane, jornalista do San Francisco Chronicle, divulgou a bebida após prová-la na Irlanda e o drink chega à Los Angeles na era de ouro do cinema. Daí ganhou o mundo.

Irish Coffee (Caife Gaelach)
Ingredientes:
1 dose (25 ml) de Irish whiskey
1 colher (chá) de açúcar
1 xícara grande de café, bem quente
Creme de leite, batido

Preparo
Aqueça o copo (preferivelmente tipo caneca de vidro) em água quente
Coloque o açúcar
Despeje o uísque sobre ele
Junte o café bem quente, deixando uns 3 cm de espaço livre, para o creme
Mexa delicadamente para dissolver o açúcar e misturar o café ao uísque
Coloque o creme batido sobre o líquido.
Para aproveitar todo o sabor, a mistura de café e uísque deve ser bebida através do creme.

Alessander Guerra

4 Comentários

  1. >Eu acho é que os Irlandeses arranjaram uma bela desculpa para beber uns copos he he
    Nunca provei irish coffee e até é simples de fazer!

  2. >Uhmmm, parece muito bom!! Vou tentar já que meu marido tem uma garrafa “intocável” de irish whiskey por aqui. E eu amo café!!
    Adorei seu blog. Bjs

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*