Chester Crocante

A cidade de Campos do Jordão (SP) prepara todos os anos a sua Temporada Gastronômica do Natal na Montanha. Essa receita de Blanc de Chester Crocante com Chutney de Frutas Vermelhas foi criada pelo chef Dias do restaurante Charpentier, localizado dentro do  Hotel Frontenac .

 

Blanc De Chester Crocante Com Chutney De Frutas Vermelhas

01 porção

Ingredientes

Para o Chester:
½ xic. de farinha de pão bem grossa
1 ½ cc de estragão desidratado
1/4 xic de salsinha fresca picada
3 cs de manteiga derretida
¾ cc de sal
200gr de peito de Chester
1/4 cc de pimenta do reino moída na hora
1cs de mostarda Dijon

Para o Chutney:
3/4 xic de vinho do Porto
1/3 xic de figos secos, hidratados e picados
2 cs de açúcar mascavo light
2 cs de aceto balsâmico
1 galho de alecrim
Sal e pimenta do reino moída na hora
1 1/2 xic de frutas vermelhas frescas
1/3 xic de açúcar granulado

Modo de fazer
Em uma panela media, juntar o vinho do Porto, o figo picado, o açúcar mascavo, o vinagre balsâmico e o alecrim. Temperar com o sal e a pimenta. Deixar ferver, abaixar o fogo e continuar por 10 minutos para reduzir um pouco. Acrescentar as frutas vermelhas e o açúcar granulado. Cozinhar o chutney em fogo moderado, mexendo ocasionalmente até as frutas vermelhas ficarem macias, de 06 a 08 min. Retirar o alecrim e reservar o chutney . Enquanto isto, aquecer o forno a 220º.
Em uma tigela, misturar a farinha de pão, o estragão, a salsinha, a manteiga e ¼ cc de sal.
Temperar o Chester com o sal e pimenta restantes, colocar em uma forma e besuntar a sua parte superior e laterais, com a mostarda. Aplicar a farinha temperada sobre a mostarda. Levar ao forno por 20 minutos. Reduzir a temp. para 180º e manter até a carne ficar pronta, 15 a 20 minutos.
Transferir o chester para uma travessa, deixar descansar por 10 min. em local aquecido e então fatiar.

 

 

Alessander Guerra

3 Comentários

  1. >Olá Alessander! Apesar de sempre manter minha tímida posição de apenas leitora do “Cuecas”, decidi me manifestar agora pois decidi que essa receita fantástica vai fazer parte do Natal lá de casa!!! Por isso, gostaria que me esclarecesse duas dúvidas: 1-no chester vai sálvia ou estragão?; 2-o que é esse creme amarelinho sob o chutney ai na foto??? Bjos e parabéns pelo blog!

  2. >Ana que bom que escreveu!

    No chester vai estragão (listado nos ingredientes) já corrigi no modo de preparo. É que publico a receita conforme recebo e não havia percebido essa troca

    Aquilo embaixo do chutney o pessoal não me informou, mas como o restaurante é afrancesado talvez seja um Aligot, que é um tipo de purê de batata que leva também creme de leite, manteiga e uma mistura de queijos.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*