Clos de Tapas por Ligia Karazawa

Arroz Valenciano Home - Clos de Tapas por Ligia Karazawa

O Clos de Tapas, restaurante idealizado pelo restaurateur Marcelo Fernandes, nasceu com a proposta de ser um “clos” (referência aos terroirs europeus conhecidos por produzir as melhores uvas de cada safra), ou seja um lugar onde os chefs poderiam executar de maneira mais exclusiva o tradicional receituário “de Tapas” espanholas. A casa, que tinha uma dupla de profissionais no comando da cozinha, agradou a crítica especializada conquistando prêmios como Restaurante Revelação 2011 pelo Guia da Folha de São Paulo e Melhor Restaurante Espanhol 2012 pela Veja São Paulo.

Couvert Conserva 1024x478 - Clos de Tapas por Ligia Karazawa

Agora o Clos de Tapas está nas mãos apenas da chef Ligia Karazawa, paulista formada na Escola Hoffman-Arnadi de Hotelaria em Barcelona, com estágio nos premiados El Celler de Can Roca e El Bulli. Foi também chef de cozinha no Casa Lluiset em Valência e trabalhou nos estrelados Casa Marcial, Mugaritz e El Racó de Can Fabes. Ou seja, o histórico profissional da chef  continua dando-lhe as bases da cozinha espanhola para esse novo cardápio que assina agora.

Couvert2 1024x768 - Clos de Tapas por Ligia Karazawaparte do couvert: croqueta de Jamón Gazpachito

Do antigo pouco sobrou, a maioria das tapas deram espaço a pratos mais robustos, encorpados como o Arroz Valenciano (apresentado num caldo com frango caipira e coelho – foto de abertura do post) que serve duas pessoas é saboroso e tem aquele jeito de comida que conforta. Outro prato principal igualmente bom e bem servido, para uma pessoa, é a Fideuá de peixe do dia, lula e vieira com toque de açafrão. A Inspiração asturiana: ovo caipira, choriço e torto de maíz, é uma entrada com apresentação lúdica que desperta a curiosidade e tem sabor igualmente interessante. O couvert é caprichado com a saborosa e suave Conserva Caseira de Legumes, a croqueta de Jamón, o Gazpachito, além dos pãezinhos especiais e manteiga.

Inspiração asturiana ovo caipira choriço e torto de maiz 1024x768 - Clos de Tapas por Ligia KarazawaInspiração asturiana

Para os que preferirem há o Menu Autoral, onde a chef apresenta seis pratos que misturam a cultura brasileira e sua história pela Espanha e pelo mundo.

O Menu Meio-Dia continua em cartaz, na hora do almoço os clientes podem escolher entrada, prato e sobremesa por um preço fixo.

Fideuá de peixe do dia lula e vieira com toque de açafrão 1024x583 - Clos de Tapas por Ligia KarazawaFideuá de peixe do dia, lula e vieira com toque de açafrão

Para encerrar, entre as sobremesas, essa do final do post que é prá lá de memória afetiva: Alfajor, doce de leite, bolinho de chuva e chocolate ao leite.

“de Tapas” o restaurante pode não ser mais, porém um “Clos” continua, sem dúvida

Clos de Tapas

Alfajor doce de leite bolinho de chuva e chocolate ao leite 1024x768 - Clos de Tapas por Ligia Karazawa

Alessander Guerra

2 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*