>Clube da Cozinha Verde

>

Mostra%20Sustentabilidade thumb%5B9%5D - >Clube da Cozinha Verde

Começa hoje e vai até dia 30 no Palácio das Convenções do Anhembia 5ª FISTUR – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo. Organizada pela ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo.

A grande novidade dessa FISTUR é a 1ª Mostra de Sustentabilidade para Hotéis, Restaurantes e Turismo que apresenta ao trade de turismo uma nova possibilidade de negócios. Entre os projetos que serão apresentados:

Lançamento do Clube da Cozinha Verde – uma entidade de classe que pretende agregar a maior rede de relacionamento de troca de informações para restaurantes vegetarianos, veganos, naturais e orgânicos do Brasil. Sérgio Chamma da Orgânicos & Funcionais e idealizador do projeto cita entre os principais objetivos do Clube da Cozinha Verde o de levar conhecimento, informação e práticas de cozinha verde para empresários, chefes de cozinha, nutricionistas e o público em geral. Outra proposta é  criar o primeiro “Guia da Cozinha Verde de São Paulo”, que pretende reunir todos os restaurantes da categoria e ainda empórios e armazéns que vendem produtos orgânicos e naturais , como os da Avenida Mercúrio e da Rua Paula Souza, no centro.

Ciclo de Palestras e Workshops – durante os três dias do evento o Clube da Cozinha Verde promoverá encontros com nutricionistas funcionais, chefes e culinaristas especializados. Entre os temas: o uso dos antibióticos na produção animal, a sustentabilidade como alavanca geradora de negócios para o turismo, técnicas e inovações da arquitetura sustentável e a sustentabilidade da nossa dieta. Mais infos.  Haverá também muita aula de cozinha voltada para empresários hoteleiros, de restaurantes e profissionais do setor:

Dia 28/03 – Alimentos sem Glúten

  • 14h – Natalia Werutsky – Nutricionista e Chef – www.natalianutri.com – Palestra: “Alimentação sem glúten”
  • 16h – Nutricionista Erika Almeida – www.acaonutri.com – Workshop culinário sem glúten: Bolo de Chocolate com farinha de coco (fica em fibras) e Arroz com coco (arroz integral com óleo de coco)
  • 18h – Culinarista Elisabeth Nicolau – www.sabordesaude.com.br – Tema: Opções práticas, sem glúten e sem leite, para o café da manhã

Dia 29/03 – Tema Vegetarianos

  • 14h – Priscila Herrera – Chef do Restaurante Banana Verde www.bananaverde.com.br – Workshop culinário: “Palmito pupunha na mesa brasileira em duas versões“ – Carpaccio de pupunha ao molho de mostarda com melaço de cana, alcaparras e lascas de parmesão e  Moqueca de Pupunha
  • 15h30 – Natalia Werutsky Nutricionista e Chef – Palestra: “Alimentação Vegetariana”
  • 16h30 – Luana Budel e Paula Labaki – Catering Abobrinhas Labaki – Workshop culinário: “Cozinha Vegetariana Gourmet”. Salada de papaya verde e carpaccio de abacaxi e Papillote de pupunha com arroz vermelho festivo.
  • 18h – Dr. Alberto Peribanez Gonzalez: autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha. Workshop culinário: Wraps de Algas Nori com recheio de queijo de castanha de caju e brotos e Fondue de chocolate com frutas

Dia 30/03 – Alimentação Orgânica: www.fmo.org.br
Lançamento do livro: Energia Vital vai à Mesa
Alimentação Saudável Vol. II

  • 14h – Nutricionista Andrea Juski Santos de Oliveira e Thaís Yumi Kogachi. Palestra: Alimento Vivo
  • 15h – Workshop Culinário – Culinarista Rosa Maria Rodrigues. Tema: alimento vivo (desenvolvimento do suco de clorofila ou suco do sol; doces sem açúcar, etc.).
  • 16h – Nutricionista Tereza Casulli. Palestra: Técnicas Dietéticas Adequadas aos Alimentos Orgânicos
  • 17h – Workhop Culinário – Vilma Ávila Galasso. Tema: Sabor e Saber – aproveitamento integral dos alimentos.
  • 18h – Allbio/Ocrin – Workshop de Massas com farinha de trigo orgânica marca Mirella – Lançamento
    Haverá degustação das receitas preparadas nos workshops.
    As palestras e workshop são voltados para empresários hoteleiros, de restaurantes e profissionais do setor.

 

Projeto Green Chicken – Restaurante Conceitual – culinária orgânica, natural e funcional que quer popularizar a alimentação orgânica servindo frango com polenta . Idealizado pelo arquiteto Sergio Carramate em parceria com Sérgio Chamma.

Espaço de Arquitetura Sustentável – com 100m² foi projetado pela ANAB– Associação Nacional dos Arquitetos Bioecológicos, presidido pela arquiteta Sílvia Manfredi, em parceria com as arquitetas Karla Cunha, Camila Sinhon, Cristina Shahini e colaboradoras que trabalham com projetos, ambientação, jardinagem e decoração sustentável.

 

Glossário

Orgânica
Comida feita sem produtos químicos. Assim, não tem agrotóxicos, hormônios, corantes e afins.

Natural
É a comida não processada, feita com métodos naturais.

Vegetariana
Alimentação sem carne, vermelha ou branca.

Vegana
A comida vegana (ou vegan, em inglês) exclui tudo que tenha origem animal, como ovos e leite.

(Fonte: O Estado de São Paulo)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*