Como fazer Lagosta?

Lagosta thumb5 - Como fazer Lagosta?

Como fazer lagosta? É uma pergunta que muita gente faz. Afinal, qual o jeito certo de preparar uma lagosta? Porque esse crustáceo é caro, tem carne sensível e requer cuidados. Ninguém melhor que um representante de Fortaleza (CE) entendido no assunto para ensinar por aqui como preparar as caudas das lagostas assadas, regadas com vinagrete de tamarindo e com Aioli. A receita do vinagrete e do Aioli também seguem abaixo. É com você Leo_Trivial

 

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

 

Lagosta gratinada com vinagrete de tamarindo e aioli

Nivel: medio
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes
4 caudas de lagosta médias fresquíssimas
4 colheres de sopa de manteiga
alecrim (fresco de preferência)
sal
pimenta do reino
1/4 de cebola média
Pimentao verde
Pimentao vermelho
Pimentao amarelo
Tamarindo em pasta ou polpa
3 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Açucar ou mel para adoçar
3 dentes de alho
2 ovos + 1 gema
1/2 xicara de azeite extra virgem
1 xicara de oleo de soja
1 colher de sopa de limao
sal

Lagosta
Corte os rabos da lagosta ao meio no sentido longitudinal. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira com a carne virada para cima e espalhe um pouco de manteiga e um ramo de alecrim sobre cada pedaço. Leve ao forno a 180oC por 15 minutos. Reserve.

Vinagrete de tamarindo
Prepare um suco concentrado (forte) com a pasta ou com polpa de tamarindo e coe. Adoçe com açucar ou mel e junte com o vinagre, a cebola e os pimentões cortados bem pequenininhos. Vá despejando o azeite em fio e batendo com um garfo até emulsionar (ficar espesso).

Aioli
Bata os dentes de alho rapidamente no liquidificador. Adicione os ovos, uma pitada de sal, o suco de limão. Comece a bater e vá jogando o azeite em fio e depois o óleo, também em fio, fazendo esta forte e deliciosa “maionese de alho”.

Agora é só servir a lagosta, regando com um pouco da manteiga que derreteu por cima dela, o vinagrete e um pouquinho do aioli ao lado. Se preferir, faça uma pequena saladinha com alface, radiccio e rucula. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite extra virgem.

Bom apetite!

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*