Cozinha Afetiva

Eu sempre digo: “Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder” e completo agora dizendo “Alimentar é muito mais do que dar de comer”. Essa história de Cozinha Afetiva que eu vou contar foi uma inspiração pra mim e tenho certeza que será para cada um de vocês.

Montagem Pratos18 - Cozinha AfetivaArroz Lambe-lambe de Mariscos do chef Eudes Assis
e Bolo Embrulhado da chef Lucia Sequerra

Boas intenções!

Vou contar uma história da vida de 80 crianças que começou a ser mudada há 5 anos, quando um policial militar -é isso mesmo que eu escrevi- resolveu mostrar a essas crianças que havia um futuro melhor pra cada uma delas; que podia haver uma outra realidade, mesmo para uma comunidade carente num lugar pequeno como Boiçucanga (litoral norte de São Paulo).

Esse policial chama-se William Silvério de Freitas e graças ao apoio do seu comandante Alexandre Candido de Lima, conseguiu transformar uma edícula no fundo da Base da Polícia Militar de Boiçucanga em um projeto social chamado Projeto Buscapé.

Policial William Silvrio de Freitas  - Cozinha AfetivaWilliam Silvério de Freitas, fundador do Projeto Buscapé e o chef Eudes Assis

Aulas para as crianças

E essas crianças ganharam aulas de cidadania, de judô, de circo e depois com a parceria com a Cláudia Jardim (do Hotel Moby Dick) começaram a conhecer um pouco do que é um trabalho de hotelaria.

Ali, surgia mais uma possibilidade, encaminhar futuramente as crianças para uma profissão.

E a Cláudia ganhou um reforço de peso: o chef caiçara Eudes Assis, que tem orgulho de suas raízes e resolveu retribuir um pouco do muito que conquistou com a gastronomia, ensinando as crianças a cozinharem.

Montagem Pratos46 - Cozinha AfetivaSanduíche de Pernil da chef Paula Labaki e Buraco Quente do chef Carlos Ribeiro

Primeiro passo para uma programação de aulas de cozinha que acontece todas as quartas-feiras naquela mesma edícula na Base da PM de Boiçucanga e que logo foi incrementada com a ida de vários chefs, convidados pelo Eudes.

Entre eles: Henrique Fogaça, Alberto Landgraf, Jefferson Rueda, Janaína Rueda, André Castro, Christian Burjakian, William Ribeiro, Cássio Prados, Wagner Resende, Paula Labaki, Lucia Sequerra, entre muitos outros.

Montagem Pratos35 - Cozinha AfetivaEmpanadas do Seu Ananias e Caldo Verde do chef William Ribeiro

Adorei ouvir da boca do policial William, fundador do Projeto Buscapé, que agora as crianças de lá tem a Polícia Militar como amiga e me perguntei:

Será que esse não seria um ótimo projeto para atingir todas as bases da Polícia Militar?

Será que esse não seria um bom caminho para resolver a violência no futuro?

Estamos num ótimo momento para pensar! Depende mais da boa vontade das pessoas do que das instituições.

Montagem Pratos25 - Cozinha AfetivaBeijinho Quente e Pé de Moleque da chef Elzinha Nunes e Arroz Caipira da chef Janaína Rueda

Projeto Buscapé

E o projeto cresceu! Então, hora de arrecadar fundos e lá foi uma multidão de voluntários unirem esforços para fazerem um Arraial com toda a renda revertida.

Pessoas doaram seu tempo, apoiadores doaram produtos e as crianças nos presentearam com desenhos para decorar as barracas e uma bela dança de quadrilha.

Vários chefs convidados pelo Eudes, deram o seu sim e doaram muita coisa boa de comer. Uns até viajaram pra Boiçucanga para servir comida numa barraca que foi criada especialmente para eles.

Montagem Pratos55 - Cozinha AfetivaBrigadeiros da Brigaderia e Bolos feitos pelas mães do Projeto Buscapé

Cozinha Afetiva

Assim, Lucia Sequerra (Santa Madalena) vendeu seu saboroso Bolo Embrulhado; Paula Labaki (Lena Labaki Catering) o famoso Sanduíche de Pernil; Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) cozinhou e serviu na hora um delicioso Arroz Caipira.

Bem como, William Ribeiro (O Pote do Rei) preparou um Caldo Verde que desapareceu rapidinho do panelão e Eudes Assis mandou bem no Arroz Lambe-lambe de Mariscos. Para completar Seu Ananias (Bar do Seu Zé) foi muito generoso com suas recheadíssimas empanadas e com umas coxinhas de comer orando.

IMG 0371 thumb2 - Cozinha AfetivaEnquanto os chefs William Ribeiro, Paula Labaki, Eudes Assis, Janaína Rueda e Lucia Sequerra posavam para outro fotógrafo eu aproveitei e dei meu click

Outros chefs só não estavam fisicamente presentes, embora quisessem muito, mas enviaram o seu melhor: Carlos Ribeiro (Na Cozinha), enviou o seu desejado sanduíche – Buraco Quente e Elzinha Nunes (Dona Lucinha) mandou Beijinho Quente e Pé de Moleque.

Pra completar o time Taciana Kalili entregou caixas e mais caixas de brigadeiros da Brigaderia.

Arraial%252520do%252520Projeto%252520Buscape Quadrilha1 foto%252520Ale%252520Cuecas%252520na%252520Cozinha thumb%25255B3%25255D - Cozinha AfetivaEmocionante ver a dança de quadrilha das crianças do Projeto Buscapé

Lourdes Jardim Romano e Cláudia Jardim, tiveram a generosidade de cederem a hospedagem no Hotel Moby Dick.

Hotel%252520Moby%252520Dick thumb%25255B2%25255D - Cozinha AfetivaA visão da janela do meu quarto no Hotel Moby Dick

Luiza Estima trabalhou na divulgação do evento.

E eu fui lá pra me emocionar com esse projeto, fotografar e contar essa história linda aqui pra vocês.

Conheça o Projeto Buscapé

Arraial%252520do%252520Projeto%252520Buscap%2525C3%2525A9 foto%252520Ale%252520Cuecas%252520na%252520Cozinha thumb%25255B4%25255D - Cozinha Afetiva

Sucesso de público no Arraial do Projeto Buscapé – lotado todos os dias

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*