>Espaguete de Farro

>

Espaguete+de+Farro a+foto - >Espaguete de Farro
O prato acima foi feito com espaguete de farro (infos no final do post). Achei a massa saborosa e diferente – sua textura fica entre a tradicional farinha branca e a integral.

Tudo muito simples e rápido – numa panela água para ferver, sal e um fio de azeite. Em outra – azeite no capricho para refogar alho-poró picado (à gosto) + 1 berinjela e 1 cenoura picadas. Temperei com sal e pimenta síria. Você tempera com o que achar melhor. Água borbulhando coloca a massa para cozinhar (siga as instruções de tempo do pacote, mas fique de olho e prove para testar o ponto). Escorreu a água, derruba o espaguete na panela com nosso refogado e dá uma mexida geral para que os ingredientes se abracem.
Aproveite que amanhã (25 de outubro) é o Dia do Macarrão. Mais infos aqui.

Curiosidade
O farro (Triticum dicoccum) também conhecido como Emmer Trigo é um cereal parente do trigo que conhecemos hoje.

Foi citado na Bíblia (Ezequiel 4:9) com um dos grãos para fazer pão. Em muitas traduções bíblicas chamaram-no erroneamente de Espelta (outra variedade de trigo). Ele é um dos cinco grãos proibidos durante o Pessach judaico.
Era cultivado no antigo Egito para fazer pão e cerveja. Os Gregos também conheciam as altas propriedades nutritivas desse cereal e utilizavam sua farinha. Os Romanos chegavam a oferecer seu pão aos recém-casados no “Rito della cumfarreatio” – a forma mais solene de casamento na Roma Antiga.

Com a expansão da cultura do trigo, o farro praticamente desapareceu. Hoje esse cereal está renascendo na Itália em especial na Toscana na região de Garfagnana que fica na província de Lucca.
(fonte de pesquisa Wikipédia)

PANTANELLA Sapaghetti Specialit%C3%A1+di+Farro - >Espaguete de Farro

Provei esse espagueti da marca italiana Pantanella importada para o Brasil pela Costazzurra – SAC (11) 3864-1533 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 3864-1533      end_of_the_skype_highlighting

Alessander Guerra

13 Comentários

  1. >Eu sou fã de massas feitas com espelta (aqui é assim que chamamos ao farro). Além de saborosas, disseram-me que são hipocalóricas. Portanto, uma excelente opção para quem gosta muito de massa e não quer ficar com quilinhos a mais… ou até mesmo para quem esteja de dieta e não queira abdicar de comer de fez em quando uma pasta.

    bjs

  2. >Por cá andamos a descobrir o farro. Mas nunca vi essas massas. Vou ali perguntar à pipoka e venho ja´;)

    *
    mariana

  3. >Pipoka então temos mais um bom motivo para comer a massa com farro.

    Axly posso te dizer que é saborosa, sim.

    Mariana a Pipoka, a Marizé ou a Elvira devem saber onde encontrar aí em Portugal.

    Marizé bom final de semana também. Ainda não vi a farinha por aqui.

    bjs

  4. >Eu desconhecia mas sou grande fã de massas. Por norma a base da minha dieta são produtos integrais, pão, massa, arroz, etc. Tenho que procurar esta massa.
    Bom fim de semana 🙂

  5. >Alê, amei esta dica, não conheci o farro, nada como uma comida diferente para mudar nossa rotina. Ó, não estou esquecida da sua proposta de te mandar dicas de restôs, cafés e afins aqui de Brasilia, já estou me organizando e em breve te mando a primeira, se ainda estiver de pé, claro. Bj grande.

  6. >massa é meu lanchinho rápido, assim como o jeito que você explicou a receita, simples e prático e deve ter ficado muito saboroso. tá craque hein!!
    vou fazer! abs.,
    Alex

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*