Global Chefs Challenge

Amusee Falsa Linguiça de Cordeiro defumada com Consomée Home - Global Chefs Challenge

Recebi do chef Rafael Barros (Ópera Ganache) essa notícia sobre o Global Chefs Challenge, concurso internacional realizado a cada dois anos para selecionar o melhor chef, entre os mais de 10 milhões representados pela WACS (World Association of Chefs Societies ) fundada em 1919 e que tem por objetivo representar e promover a integração entre chefs ao redor do mundo. Lembrando que o primeiro presidente da WACS foi ninguém menos que o grande mestre da culinária clássica francesa Auguste Escoffier. O Global Chefs Challenge é hoje, uma das mais modernas competições internacionais da alta gastronomia, exigindo precisão técnica e grande excelência dos chefs.

Nada melhor então, do que pedir ao vencedor da etapa brasileira, o chef Alex Sotero, para nos contar como foi sua experiência e o que vem por aí nessa disputa. Antes de mais nada, queria dizer que, se a gastronomia brasileira quer evoluir de verdade e mostrar a cara para o mundo, é preciso que o nosso Governo e as nossas empresas se preocupem em apoiar e patrocinar os chefs. É em grandes concursos internacionais que o Brasil pode conquistar respeito e registrar sua marca de grande país gastronômico. Fala chef Alex Sotero!

Alex Sotero 682x1024 - Global Chefs Challenge

Global Chefs Challenge

“Bom o Global Chefs Challenge é uma competição mundial organizada pela WACS que é a associação mundial de todas as associações nacionais de chefs (a “Fifa da culinária”)

A etapa nacional aconteceu no dia 26/4/2012 no Ibirapuera. A APC organizou uma competição estilo mistery basket (onde o chef não sabe o que vai ter de ingredientes até imediatamente antes da competição) entre 6 chefs selecionados. A competição incluía 4 pratos (canapé, entrada, principal e sobremesa)e tínhamos que preparar 8 porções de cada um. Tudo isso num intervalo de 5 horas. (o amusee na segunda hora e cada prato uma hora depois). Cada chef era acompanhado por 1 ajudante menor de 25 anos.

Entrada Filhote confitado 1024x682 - Global Chefs Challenge

Meus pratos:

Amusee

Falsa Linguiça de Cordeiro defumada com Consomée (foto de abertura do post)

Entrada

Filhote Confitado acompanhado de Pickles de funcho, Azeite de Estragão, Manga Gaseificada, Tuille e Caviar (foto acima)

Principal Contra Filé Sous Vide 1024x682 - Global Chefs Challenge

Principal

Contra Filé Sous-Vide acompanhado de Sorbet de Pimentão, Lasagnete Bicolore, Mini Salada, Legumes Sautée

Sobremesa

Fios de Ovos de Mandioquinha com Mousse de chocolate, Tuille de avelã, Calda de Caramelo

Sobremesa Fios de ovos de mandioquinha 682x1024 - Global Chefs Challenge

Evento

O juízes no Brasil foram: Salvatore Loi, Christophe Besse, Sylvain Dale, Laurent Suadudeau, Alain Uzan e João Leme

Agora estou a caminho da semifinal da Américas (22 a 25 de julho em Las Vegas), são 7 semifinais divididas entre as seções continentais Asia, Africa/Oriente Médio, Américas, Pacífico, Europa do Norte, Europa Central e Sul da Europa.

Nas semifinais os chefs terão 3 horas para produzir 3 pratos (entrada principal e sobremesa), sendo que 4 porções de cada. Sem ajudante. Meus competidores serão os melhores dos países membros: Bahamas, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Peru e Venezuela.

Cada país leva seu jurado (que tenha feito o curso de jurado da WACS).

Os 7 vencedores continentais se enfrentarão na final mundial, em Stavanger (Noruega) em julho de 2014, onde terão 6 horas e 45 minutos para preparar 4 pratos sendo que 12 porções de cada.”

chef Alex Sotero

fotos: Yuri Mine

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*