Gravlax

Gravlax thumb%5B3%5D - Gravlax

“Eu amo Gravlax! Talvez porque amo salmão, dill e tenho absoluta paixão por coisas curadas e salgadas.O Gravlax  junta tudo e põe à disposição do meu paladar uma explosão de sabores.

Sempre tenho congelado. Um snack saboroso para momentos de boquinha nervosa ou fome repentina, um amigo que chega com champagne de última hora, uma salada no verão, numa torrada em qualquer estação.

Encontrei em uma revista do Jamie Oliver a idéia de fazer o prato com beterraba para dar a cor mais linda do mundo…Um toque diferente. A beterraba é opcional e eu faço às vezes com e outras sem para dar variedade aos meus olhos gulosos.

O pedaço de salmão que eu escolhi fazer dessa vez não era alto e, portanto, as fatias ficaram baixinhas. O que me deu inspiração para enrolá-las e fazer uma roseta de cada fatia. Apertando-as no prato, consegui um mini bouquet e joguei mini brotos variados ao seu redor.

Se eu fosse você? Experimentava…”

Cláudia de Nóbrega (Notícias da Pequena Cozinha)

 

Post da 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha.

 

Gravlax:
600 gr de salmão com pele
1/2 xícara de gin
1 xícara de sal marinho
1/2 xícara de açúcar (ou 1/8 de xícara de stevia em pó)
2 xícara de dill fresco picado
2  xícara de beterraba ralada (opcional)

Preparo:

Em uma travessa, de preferência de vidro com laterais de uns 3 cm, coloque em filme plástico o salmão, regue com o gin, misture o sal com o açúcar (ou estévia) e polvilhe generosamente sobre o peixe, apertando para que a mistura se fixe. Cubra com o dill, aperte a erva contra o peixe e por último faça o mesmo com a beterraba ralada. Coloque por cima do salmão preparado outro pedaço de filme plástico e sele, como num pacote.

Cubra o salmão com um peso em toda a sua superfície e coloque algum outro peso como vidros de geléia ou água. Coloque na geladeira por 72 horas.

Durante esse tempo, mova o peso ocasionalmente para que ele aperte o salmão igualmente e esse não fique muito desnivelado no final. Remova o salmão do filme plástico e retire os sólidos de cima, descartando-os.

Fatie finamente em 45 graus diagonais e reserve para o uso. Pode congelar as fatias que não for consumir dentro de 48 horas, que é o tempo que ele dura na geladeira.

Bom apetite!!!

O que é a 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha?

Até 31/12, todos os dias receitas: doces e salgadas + dicas de bebidas para as Festas de Fim de Ano – enviadas por chefs e blogueiros de comida e bebida, que foram solidários e depositaram ao menos R$10,00 para o MSF (Médicos Sem Fronteiras).

 

Você leitor participe também

Aproveite a Ceia, as receitas,dicas e ajude o MSF – Depositando apenas R$10 – todos juntos faremos uma diferença enorme na vida de muita gente.

 

 

Contas Correntes do MSF (Médicos Sem Fronteiras)

Banco Itaú – agência 0603 – CC 32000-3

Bradesco – agência 3060- CC 111456-5

O CNPJ de Médicos Sem Fronteiras: 00988096/0001-48

 

A mesa está servida e não devemos deixar

ninguém de fora

obrigado a todos

Alessander Guerra

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*