Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

Lagoon HOR 1024x682 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

Recebi o guia Bistrôs Rio de Janeiro – Onde comer bem, bacana e barato – do chef do In House Café-Bistrô e fotógrafo Alex Herzog no final do ano passado. Assim que dei uma lida percebi o quanto era interessante, fugindo da tradicional mera indicação de lugares bem avaliados e citação de pratos provados.

Jojô 682x1024 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

O Bistrôs Rio de Janeiro vai muito além: resgata a história dos estabelecimentos, retrata o estilo de vida do carioca à mesa e não tem a pretensão de ser verdade absoluta, muito pelo contrário Alex Herzog deixa claro que essa é a sua opinião considerando a relação preço e qualidade.

D.R.I. Parque Lage HOR 1024x682 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

Conta ainda com mapinhas divertidos que dividem o Rio por regiões, apontando onde estão os bistrôs e ainda na sessão Ir & Ver, dicas de pontos históricos e passeios imperdíveis.

O guia reúne 75 estabelecimentos que traduzem o que o autor considera a essência de bistrô: boa gastronomia a preços justos, em ambiente agradável e bom serviço. Equação que serviu de base tanto em casas de alta gastronomia com chefs premiados, quanto em bares tipicamente cariocas, com suas receitas e climas únicos. Tudo isso feito à bordo de uma scooter Bee vermelha e captado pelas lentes de três câmeras fotográficas que seguiram na garupa do escritor.

Prainha 1024x682 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

Entre as mais de 450 dicas que figuram entre as 256 páginas, a sessão Gourmadises – Feiras, Sorveterias, Lojas e Mercados, Vinhos e Bebidas, Escolas de Culinária e Livrarias. Há também um capítulo especial para Cafés da Manhã; outro para Botecos, Pés-Sujos e Bundas de fora e as Feijoadas, certamente não foram esquecidas.

Feijoadas 682x1024 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

O livro foi eleito o Melhor Guia Gastronômico de Viagem do Brasil em 2012 pelo Gourmand World Cookbook Awards.

Esta é a terceira vez que um livro de Alex Herzog se destaca entre os melhores do planeta. A primeira publicação dele, Bistrôs Paris, foi eleita o 4º melhor guia do mundo e Melhor Guia do Brasil em 2010. No ano seguinte, foi a vez de Bistrôs Buenos Aires ser considerado o guia com Melhor Fotografia de Gastronomia do Brasil.

BistrosRio Capa FINA521485 686x1024 - Guia de Bistrôs do Rio de Janeiro

SERVIÇO

Bistrôs Rio de Janeiro

Onde comer bem, bacana e barato

autor: Alex Herzog

editora: Mauad X

www.bistros.com.br

fotos de divulgação – Alex Herzog – 1 (Lagoon Gourmet); 2 (Jojô Café Bistrô);3 (DRI no Parque Lage); 4 (Prainha)

Alessander Guerra

Um Comentário

  1. nossa,
    preciso desse livro.

    pelas fotos, já sei que a maioria dos lugares não vou conhecer, mas vou ficar louca para ser apresentada.

    moradora do rio desde sempre e com tantos lugares deliciosos para ver.. acho que vou amar esse livro

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*